Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Igor Polezi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes, Knupp, Jorge Luiz, Lopes, Luís Henrique, Akkari, Alessandra Cristina Santos, Santos, Roberto Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564
Resumo: Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.
id UNIT-4_a1451baa830018bfc53991748a2a1635
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1564
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenhariaCarreiraÂncorasCompetênciasGeração YÂncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de campoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/156410.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 81-922316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564/994Munhoz, Igor PoleziSantos, Neusa Maria Bastos FernandesKnupp, Jorge LuizLopes, Luís HenriqueAkkari, Alessandra Cristina SantosSantos, Roberto Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:00:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1564Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:00:27Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
title Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
spellingShingle Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
Munhoz, Igor Polezi
Carreira
Âncoras
Competências
Geração Y
title_short Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
title_full Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
title_fullStr Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
title_full_unstemmed Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
title_sort Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
author Munhoz, Igor Polezi
author_facet Munhoz, Igor Polezi
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Knupp, Jorge Luiz
Lopes, Luís Henrique
Akkari, Alessandra Cristina Santos
Santos, Roberto Fernandes
author_role author
author2 Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Knupp, Jorge Luiz
Lopes, Luís Henrique
Akkari, Alessandra Cristina Santos
Santos, Roberto Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Igor Polezi
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Knupp, Jorge Luiz
Lopes, Luís Henrique
Akkari, Alessandra Cristina Santos
Santos, Roberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira
Âncoras
Competências
Geração Y
topic Carreira
Âncoras
Competências
Geração Y
description Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564
10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564/994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 81-92
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2014v3n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1787715316723220480