Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564 |
Resumo: | Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo. |
id |
UNIT-4_a1451baa830018bfc53991748a2a1635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1564 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenhariaCarreiraÂncorasCompetênciasGeração YÂncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de campoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/156410.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 81-922316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564/994Munhoz, Igor PoleziSantos, Neusa Maria Bastos FernandesKnupp, Jorge LuizLopes, Luís HenriqueAkkari, Alessandra Cristina SantosSantos, Roberto Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:00:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1564Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:00:27Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
title |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
spellingShingle |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia Munhoz, Igor Polezi Carreira Âncoras Competências Geração Y |
title_short |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
title_full |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
title_fullStr |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
title_full_unstemmed |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
title_sort |
Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia |
author |
Munhoz, Igor Polezi |
author_facet |
Munhoz, Igor Polezi Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Knupp, Jorge Luiz Lopes, Luís Henrique Akkari, Alessandra Cristina Santos Santos, Roberto Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Knupp, Jorge Luiz Lopes, Luís Henrique Akkari, Alessandra Cristina Santos Santos, Roberto Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Igor Polezi Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Knupp, Jorge Luiz Lopes, Luís Henrique Akkari, Alessandra Cristina Santos Santos, Roberto Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carreira Âncoras Competências Geração Y |
topic |
Carreira Âncoras Competências Geração Y |
description |
Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564 10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1564/994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 81-92 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2014v3n1 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1787715316723220480 |