INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719
Resumo: Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011.  Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.
id UFMS-2_ee1b034f5061b229ed27332ce2720e34
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/719
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTORTutoria. Mediação. Interatividade.Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011.  Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 88-1112358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/1083https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6461https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6475Ribeiro, Rogério da CostaRibeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T17:15:06Zoai:periodicos.ufms.br:article/719Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T17:15:06Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
title INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
spellingShingle INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
Ribeiro, Rogério da Costa
Tutoria. Mediação. Interatividade.
title_short INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
title_full INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
title_fullStr INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
title_full_unstemmed INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
title_sort INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR
author Ribeiro, Rogério da Costa
author_facet Ribeiro, Rogério da Costa
Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira
author_role author
author2 Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério da Costa
Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria. Mediação. Interatividade.
topic Tutoria. Mediação. Interatividade.
description Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011.  Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/1083
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6461
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719/6475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 88-111
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989997097943040