A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405 |
Resumo: | A mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento. |
id |
UFRGS-7_0e981965a45e4be6dce53d22a2121b8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/26405 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuaisMediaçãoInteratividadeAmbientes virtuais 2D e 3D.Mediação e interatividade em ambientes virtuaisA mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2640510.22456/1982-1654.26405Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405/28010Rossini, TatianaSantos, Edméainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/26405Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
title |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
spellingShingle |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais Rossini, Tatiana Mediação Interatividade Ambientes virtuais 2D e 3D. Mediação e interatividade em ambientes virtuais |
title_short |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
title_full |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
title_fullStr |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
title_full_unstemmed |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
title_sort |
A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais |
author |
Rossini, Tatiana |
author_facet |
Rossini, Tatiana Santos, Edméa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edméa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossini, Tatiana Santos, Edméa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Interatividade Ambientes virtuais 2D e 3D. Mediação e interatividade em ambientes virtuais |
topic |
Mediação Interatividade Ambientes virtuais 2D e 3D. Mediação e interatividade em ambientes virtuais |
description |
A mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405 10.22456/1982-1654.26405 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.26405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405/28010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438654278533120 |