A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini, Tatiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Edméa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405
Resumo: A mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento.
id UFRGS-7_0e981965a45e4be6dce53d22a2121b8c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26405
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuaisMediaçãoInteratividadeAmbientes virtuais 2D e 3D.Mediação e interatividade em ambientes virtuaisA mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2640510.22456/1982-1654.26405Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405/28010Rossini, TatianaSantos, Edméainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/26405Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
title A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
spellingShingle A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
Rossini, Tatiana
Mediação
Interatividade
Ambientes virtuais 2D e 3D.
Mediação e interatividade em ambientes virtuais
title_short A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
title_full A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
title_fullStr A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
title_full_unstemmed A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
title_sort A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
author Rossini, Tatiana
author_facet Rossini, Tatiana
Santos, Edméa
author_role author
author2 Santos, Edméa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossini, Tatiana
Santos, Edméa
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Interatividade
Ambientes virtuais 2D e 3D.
Mediação e interatividade em ambientes virtuais
topic Mediação
Interatividade
Ambientes virtuais 2D e 3D.
Mediação e interatividade em ambientes virtuais
description A mediação docente e a aprendizagem em cursos via internet encontram-se cada vez mais desafiadas a superar a prevalência das práticas presenciais unidirecionais em ambientes virtuais 2D e 3D. Este trabalho explora a mediação docente e a interatividade como alicerces essenciais para a educação online em espaços virtuais de diferentes tecnologias. Apresentam-se os seguintes argumentos: a) as concepções epistemológicas dos docentes devem estar alinhadas ao espírito do tempo cibercultural; b) a mediação docente, quando atuante, é capaz de promover a interatividade; e c) a convergência de ambientes virtuais de tecnologias da Web 2.0 e de mundos virtuais 3D como potencializadores da educação online. Em suma, a articulação eficiente de interfaces síncronas e assíncronas 2D e 3D, de suas potencialidades de expressão, comunicação e colaboração reunidas, requer a mediação docente capaz de promover a construção coletiva da interatividade e do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405
10.22456/1982-1654.26405
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.26405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26405/28010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438654278533120