MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Adolpho Nilson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5522
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar como o marketing de relacionamento tem sido utilizado para a fidelização dos clientes. Para atingir ao objetivo proposto, a revisão da literatura apresenta breve discussão sobre o marketing de relacionamento e a fidelização dos clientes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática integrativa da literatura nas principais bases de dados disponíveis, como Spell e Scielo, o Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico, utilizando os descritores “Marketing de relacionamento” e “Fidelização de clientes”. A partir do tema proposto, foi realizada a seleção, categorização, análise e interpretação dos trabalhos. Após identificação dos 18 trabalhos considerados relevantes para o objetivo do estudo, analisou-se na íntegra de cada um deles. Os trabalhos foram divididos em dois grupos: trabalhos bibliográficos; e trabalhos empíricos. Após análise de todos os trabalhos foi possível concluir que o marketing de relacionamento tem sido explorado em diversos setores, mostrando sua relevância enquanto método de fidelização e que o Customer Relationship Management (CRM) tem se mostrado como uma importante ferramenta utilizada na aplicação da estratégia de fidelização de clientes devido ao seu baixo custo.
id UFMS_998a2ba8305ab141a0eea94795d8164f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/5522
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-01-10T19:58:46Z2023-01-102022-12-05https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5522Este trabalho teve como objetivo geral investigar como o marketing de relacionamento tem sido utilizado para a fidelização dos clientes. Para atingir ao objetivo proposto, a revisão da literatura apresenta breve discussão sobre o marketing de relacionamento e a fidelização dos clientes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática integrativa da literatura nas principais bases de dados disponíveis, como Spell e Scielo, o Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico, utilizando os descritores “Marketing de relacionamento” e “Fidelização de clientes”. A partir do tema proposto, foi realizada a seleção, categorização, análise e interpretação dos trabalhos. Após identificação dos 18 trabalhos considerados relevantes para o objetivo do estudo, analisou-se na íntegra de cada um deles. Os trabalhos foram divididos em dois grupos: trabalhos bibliográficos; e trabalhos empíricos. Após análise de todos os trabalhos foi possível concluir que o marketing de relacionamento tem sido explorado em diversos setores, mostrando sua relevância enquanto método de fidelização e que o Customer Relationship Management (CRM) tem se mostrado como uma importante ferramenta utilizada na aplicação da estratégia de fidelização de clientes devido ao seu baixo custo.Este trabalho teve como objetivo geral investigar como o marketing de relacionamento tem sido utilizado para a fidelização dos clientes. Para atingir ao objetivo proposto, a revisão da literatura apresenta breve discussão sobre o marketing de relacionamento e a fidelização dos clientes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática integrativa da literatura nas principais bases de dados disponíveis, como Spell e Scielo, o Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico, utilizando os descritores “Marketing de relacionamento” e “Fidelização de clientes”. A partir do tema proposto, foi realizada a seleção, categorização, análise e interpretação dos trabalhos. Após identificação dos 18 trabalhos considerados relevantes para o objetivo do estudo, analisou-se na íntegra de cada um deles. Os trabalhos foram divididos em dois grupos: trabalhos bibliográficos; e trabalhos empíricos. Após análise de todos os trabalhos foi possível concluir que o marketing de relacionamento tem sido explorado em diversos setores, mostrando sua relevância enquanto método de fidelização e que o Customer Relationship Management (CRM) tem se mostrado como uma importante ferramenta utilizada na aplicação da estratégia de fidelização de clientes devido ao seu baixo custo.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNVAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoMarketingRelacionamentoParceriaFidelizaçãoClientesMARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPereira, Jaiane Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/0000000000000http://lattes.cnpq.br/0000000000000Prado, Adolpho Nilsonreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALAdolpho Prado TCC.pdfAdolpho Prado TCC.pdfapplication/pdf324780https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/1/Adolpho%20Prado%20TCC.pdf7a8f18caf7e8a8ad7a54c59fc4ff968bMD51123456789/55222023-01-10 15:58:46.972oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-01-10T19:58:46Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
title MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
Prado, Adolpho Nilson
Administração
Marketing
Relacionamento
Parceria
Fidelização
Clientes
title_short MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
title_full MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
title_sort MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: uma revisão sistemática da literatura
author Prado, Adolpho Nilson
author_facet Prado, Adolpho Nilson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Adolpho Nilson
contributor_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Marketing
Relacionamento
Parceria
Fidelização
Clientes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Relacionamento
Parceria
Fidelização
Clientes
description Este trabalho teve como objetivo geral investigar como o marketing de relacionamento tem sido utilizado para a fidelização dos clientes. Para atingir ao objetivo proposto, a revisão da literatura apresenta breve discussão sobre o marketing de relacionamento e a fidelização dos clientes. No que se refere à metodologia, o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática integrativa da literatura nas principais bases de dados disponíveis, como Spell e Scielo, o Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico, utilizando os descritores “Marketing de relacionamento” e “Fidelização de clientes”. A partir do tema proposto, foi realizada a seleção, categorização, análise e interpretação dos trabalhos. Após identificação dos 18 trabalhos considerados relevantes para o objetivo do estudo, analisou-se na íntegra de cada um deles. Os trabalhos foram divididos em dois grupos: trabalhos bibliográficos; e trabalhos empíricos. Após análise de todos os trabalhos foi possível concluir que o marketing de relacionamento tem sido explorado em diversos setores, mostrando sua relevância enquanto método de fidelização e que o Customer Relationship Management (CRM) tem se mostrado como uma importante ferramenta utilizada na aplicação da estratégia de fidelização de clientes devido ao seu baixo custo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T19:58:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5522
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPNV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5522/1/Adolpho%20Prado%20TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7a8f18caf7e8a8ad7a54c59fc4ff968b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1793867325379706880