Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954)
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/835 |
Resumo: | Partindo de uma análise dos projetos republicanos de educação escolar engendrados até meados da década de 1930 pelos governos fluminenses, no artigo discutimos o processo de expansão do ensino primário no Estado do Rio de Janeiro, no período de 1930-1954, focalizando a demanda por grupos escolares no governo de Amaral Peixoto. A pesquisa está centrada nas ações governamentais, contando com um corpus documental composto por fontes oficiais. O trabalho corrobora a hipótese de que a expansão expressiva de escolas primárias nas décadas de 1940-1950 foi resultado de esforços articulados envolvendo diferentes instâncias dos poderes públicos e as populações locais. Palavras-chave: Escolas Primárias. Grupos Escolares. História da Educação. Estado do Rio de Janeiro. |
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Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954)Escolas primárias. Grupos escolares. História da Educação. Estado do Rio de JaneiroExpansão das escolas primárias públicas no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 a 1950Partindo de uma análise dos projetos republicanos de educação escolar engendrados até meados da década de 1930 pelos governos fluminenses, no artigo discutimos o processo de expansão do ensino primário no Estado do Rio de Janeiro, no período de 1930-1954, focalizando a demanda por grupos escolares no governo de Amaral Peixoto. A pesquisa está centrada nas ações governamentais, contando com um corpus documental composto por fontes oficiais. O trabalho corrobora a hipótese de que a expansão expressiva de escolas primárias nas décadas de 1940-1950 foi resultado de esforços articulados envolvendo diferentes instâncias dos poderes públicos e as populações locais. Palavras-chave: Escolas Primárias. Grupos Escolares. História da Educação. Estado do Rio de Janeiro.Universidade Federal de Mato Grosso2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/83510.29286/rep.v23i54.835Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 877-8962238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/835/pdfRIZZINI, IrmaSCHUELER, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/835Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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