(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Vale, Pablo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Melo, Walter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562
Resumo: Na intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática.
id UFPA-6_d0d660b4f5d0e1df851370147d7b8bbe
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/562
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemáticaEstudos do ImaginárioPsicologia AnalíticaEducaçãoEducação MatemáticaEtnomatemáticaNa intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56210.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230332675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562/509Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale, PabloMelo, Walter2023-12-10T19:22:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/562Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-10T19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
title (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
spellingShingle (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
do Vale, Pablo
Estudos do Imaginário
Psicologia Analítica
Educação
Educação Matemática
Etnomatemática
title_short (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
title_full (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
title_fullStr (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
title_full_unstemmed (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
title_sort (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
author do Vale, Pablo
author_facet do Vale, Pablo
Melo, Walter
author_role author
author2 Melo, Walter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Vale, Pablo
Melo, Walter
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos do Imaginário
Psicologia Analítica
Educação
Educação Matemática
Etnomatemática
topic Estudos do Imaginário
Psicologia Analítica
Educação
Educação Matemática
Etnomatemática
description Na intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562/509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023033
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002249338880