(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562 |
Resumo: | Na intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática. |
id |
UFPA-6_d0d660b4f5d0e1df851370147d7b8bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/562 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemáticaEstudos do ImaginárioPsicologia AnalíticaEducaçãoEducação MatemáticaEtnomatemáticaNa intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56210.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230332675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562/509Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Vale, PabloMelo, Walter2023-12-10T19:22:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/562Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-10T19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
title |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
spellingShingle |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática do Vale, Pablo Estudos do Imaginário Psicologia Analítica Educação Educação Matemática Etnomatemática |
title_short |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
title_full |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
title_fullStr |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
title_full_unstemmed |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
title_sort |
(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática |
author |
do Vale, Pablo |
author_facet |
do Vale, Pablo Melo, Walter |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Walter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Vale, Pablo Melo, Walter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos do Imaginário Psicologia Analítica Educação Educação Matemática Etnomatemática |
topic |
Estudos do Imaginário Psicologia Analítica Educação Educação Matemática Etnomatemática |
description |
Na intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562/509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023033 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002249338880 |