FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Groenwald, Claudia Lisete
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual.  Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.
id UFPA-6_ddacefd44fc80145b8421ae324c3dade
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/378
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADAEducação MatemáticaFormação inicialFormação continuadaEste artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual.  Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 63-742675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378/378Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Groenwald, Claudia Lisete2022-10-15T14:19:21Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/378Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:21Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Oliveira Groenwald, Claudia Lisete
Educação Matemática
Formação inicial
Formação continuada
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
author Oliveira Groenwald, Claudia Lisete
author_facet Oliveira Groenwald, Claudia Lisete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Groenwald, Claudia Lisete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação inicial
Formação continuada
topic Educação Matemática
Formação inicial
Formação continuada
description Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual.  Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378/378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 63-74
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004218564608