NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva da Luz Severo, Regiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393
Resumo: Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem.
id UNIPLAC_fc9083ecb4663189b6468dceb780be1e
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/393
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORESNeurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem.Editora ICEPda Silva da Luz Severo, RegianeFeijó de Andrade, Izabel Cristina2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393/213info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:03Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/393Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:03Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
title NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
spellingShingle NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
da Silva da Luz Severo, Regiane
Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.
title_short NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
title_full NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
title_fullStr NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
title_sort NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
author da Silva da Luz Severo, Regiane
author_facet da Silva da Luz Severo, Regiane
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author_role author
author2 Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva da Luz Severo, Regiane
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.
topic Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.
description Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393/213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699399053312