A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, FABIOLA ANDRADE
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DE PINHO, MARIA JOSÉ, da Cruz Pinho, Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786
Resumo: Resumo: O presente artigo apresenta-se como um convite à reflexão acerca das políticas de formação de professores no Brasil executadas na Década da Educação e de forma especifica, faz referência às políticas de formação que ressoaram nos anos 90 no Estado do Tocantins. O mesmo tem por objetivo apresentar os contextos e os sentidos das políticas educacionais assumidas pelo governo brasileiro e como consequência seus reflexos na formação de professores, compreendida nesse contexto enquanto direito. Tal formação assume uma posição de inacabamento e isso se reflete numa formação permanente com vistas a proporcionar a preparação profissional. Nessa direção, observa-se que o enraizamento de processos formativos de longo prazo poderá trazer sérias consequências para a ação educacional (desde a perda da referência da qualidade até a perda de elementos mínimos nos processos das relações humanas). Assim, há uma necessidade premente de redimensionar a concepção de formação humana relativa às crises no mundo do trabalho e das exigências mercadológicas e economicistas que orientaram as reformas ocorridas na educação brasileira no período estudado. Ratifica-se ainda a importância de se rever a continuidade daquilo que chamamos de políticas de formação deformantes. Acreditamos que esse deve ser um imperativo aos educadores que acreditam na educação e que buscam construir um projeto educativo emancipatório e humanizador. Palavras chaves: Política Educacional. Formação de Professores. Década da Educação.
id UFPB-11_19c749510563b2f8227d2c398e833f7c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18786
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃOResumo: O presente artigo apresenta-se como um convite à reflexão acerca das políticas de formação de professores no Brasil executadas na Década da Educação e de forma especifica, faz referência às políticas de formação que ressoaram nos anos 90 no Estado do Tocantins. O mesmo tem por objetivo apresentar os contextos e os sentidos das políticas educacionais assumidas pelo governo brasileiro e como consequência seus reflexos na formação de professores, compreendida nesse contexto enquanto direito. Tal formação assume uma posição de inacabamento e isso se reflete numa formação permanente com vistas a proporcionar a preparação profissional. Nessa direção, observa-se que o enraizamento de processos formativos de longo prazo poderá trazer sérias consequências para a ação educacional (desde a perda da referência da qualidade até a perda de elementos mínimos nos processos das relações humanas). Assim, há uma necessidade premente de redimensionar a concepção de formação humana relativa às crises no mundo do trabalho e das exigências mercadológicas e economicistas que orientaram as reformas ocorridas na educação brasileira no período estudado. Ratifica-se ainda a importância de se rever a continuidade daquilo que chamamos de políticas de formação deformantes. Acreditamos que esse deve ser um imperativo aos educadores que acreditam na educação e que buscam construir um projeto educativo emancipatório e humanizador. Palavras chaves: Política Educacional. Formação de Professores. Década da Educação. Editora da UFPB2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 104-115Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 104-115Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 104-1152359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786/11420PEREIRA, FABIOLA ANDRADEDE PINHO, MARIA JOSÉda Cruz Pinho, Edna Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18786Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
title A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
spellingShingle A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
PEREIRA, FABIOLA ANDRADE
title_short A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
title_full A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
title_fullStr A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
title_full_unstemmed A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
title_sort A DÉCADA DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONVITE À REFLEXÃO
author PEREIRA, FABIOLA ANDRADE
author_facet PEREIRA, FABIOLA ANDRADE
DE PINHO, MARIA JOSÉ
da Cruz Pinho, Edna Maria
author_role author
author2 DE PINHO, MARIA JOSÉ
da Cruz Pinho, Edna Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, FABIOLA ANDRADE
DE PINHO, MARIA JOSÉ
da Cruz Pinho, Edna Maria
description Resumo: O presente artigo apresenta-se como um convite à reflexão acerca das políticas de formação de professores no Brasil executadas na Década da Educação e de forma especifica, faz referência às políticas de formação que ressoaram nos anos 90 no Estado do Tocantins. O mesmo tem por objetivo apresentar os contextos e os sentidos das políticas educacionais assumidas pelo governo brasileiro e como consequência seus reflexos na formação de professores, compreendida nesse contexto enquanto direito. Tal formação assume uma posição de inacabamento e isso se reflete numa formação permanente com vistas a proporcionar a preparação profissional. Nessa direção, observa-se que o enraizamento de processos formativos de longo prazo poderá trazer sérias consequências para a ação educacional (desde a perda da referência da qualidade até a perda de elementos mínimos nos processos das relações humanas). Assim, há uma necessidade premente de redimensionar a concepção de formação humana relativa às crises no mundo do trabalho e das exigências mercadológicas e economicistas que orientaram as reformas ocorridas na educação brasileira no período estudado. Ratifica-se ainda a importância de se rever a continuidade daquilo que chamamos de políticas de formação deformantes. Acreditamos que esse deve ser um imperativo aos educadores que acreditam na educação e que buscam construir um projeto educativo emancipatório e humanizador. Palavras chaves: Política Educacional. Formação de Professores. Década da Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786/11420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 104-115
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 104-115
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 104-115
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908731953152