INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvia Alves dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva Junior, João dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787
Resumo: Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.
id UFPB-11_4ba046b9065d008b09e7e23f52dec984
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17787
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANOAnalisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.Editora da UFPB2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 154-170Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 154-170Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 154-1702359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787/10150Santos, Silvia Alves dosSilva Junior, João dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17787Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
title INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
spellingShingle INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
Santos, Silvia Alves dos
title_short INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
title_full INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
title_fullStr INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
title_full_unstemmed INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
title_sort INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
author Santos, Silvia Alves dos
author_facet Santos, Silvia Alves dos
Silva Junior, João dos Reis
author_role author
author2 Silva Junior, João dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvia Alves dos
Silva Junior, João dos Reis
description Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787/10150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 154-170
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 154-170
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 154-170
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908698398720