INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787 |
Resumo: | Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual. |
id |
UFPB-11_4ba046b9065d008b09e7e23f52dec984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17787 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANOAnalisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual.Editora da UFPB2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 154-170Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 154-170Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 154-1702359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787/10150Santos, Silvia Alves dosSilva Junior, João dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17787Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
title |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
spellingShingle |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO Santos, Silvia Alves dos |
title_short |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
title_full |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
title_fullStr |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
title_sort |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ALGUMAS REVELAÇÕES DO COTIDIANO |
author |
Santos, Silvia Alves dos |
author_facet |
Santos, Silvia Alves dos Silva Junior, João dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Silva Junior, João dos Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvia Alves dos Silva Junior, João dos Reis |
description |
Analisar as relações de trabalho na universidade, especialmente na graduação, necessita, antes, reconhecer que estas relações se alteram em diferentes momentos históricos, caracterizados, sobretudo pelas mudanças no contexto político e econômico do país. A proposta para esse trabalho é analisar como as mudanças na universidade recaíram sobre o trabalho docente e quais práticas são resultantes desse processo na vida dos alunos e professores vinculados ao programa de Iniciação Científica (IC). Esse trabalho é parte de uma tese em andamento. Com o intuito de expressar os significados da IC para alunos e professores envolvidos com o programa, fizemos uso de trechos de entrevistas realizadas no período da coleta de dados para a tese. Neste trabalho situamos, primeiramente, a conjuntura da educação superior a partir dos anos 2000 no Brasil. No segundo momento, trabalhamos com as falas dos sujeitos envolvidos com pesquisa na universidade tentando subtrair os significados construídos por eles para o seu envolvimento com o programa de Iniciação Científica. Num terceiro momento, mostramos alguns impactos do envolvimento intensificado com pesquisa na universidade, de modo que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele, evidenciaram significativas mudanças sociais e comportamentais, com forte indução ao modelo de sociabilidade produtiva atual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17787/10150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 154-170 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 154-170 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 154-170 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908698398720 |