A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849 |
Resumo: | Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. |
id |
UFPEL-3_d08c6d6bff86f2657346857ac4c122e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/15849 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucionalThe learning of the third-person clitics of Spanish in comprehension and production skills: the role of instructional interventionThird person cliticsInstruction with a focus on formSpanish.clíticos de terceira pessoaInstrução com foco na formaEspanhol.Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. In this study, we investigated the interaction between instructional interventionand the third-person clitics of Spanish, classified as simple and complex structures incomprehension and production skills. We used concepts related to Instruction with Focuson Form, such as: explicit instruction, instruction focused on isolated form, instructionfocused on the integrated form, among other definitions, by Canadian researcher NinaSpada. For data processing purposes, we used the International Business MachineStatistical Package for Social Studies (SPSS) software, from which we used relativefrequency, χ2 test and repeated measures ANOVA test. This study included 10 participants,students of a Portuguese and Spanish Teaching Course from a public university. Theresults showed that, depending on the type of analysis (intra or interclitic), the simple andcomplex forms presented different behavior in reception and production skills.Abecan2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1584910.15210/interfaces.v19i1.15849Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-1331984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849/10160Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Dutra, Eduardo2020-03-13T16:40:37Zoai:ojs.ufpel:article/15849Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:40:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional The learning of the third-person clitics of Spanish in comprehension and production skills: the role of instructional intervention |
title |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
spellingShingle |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional de Oliveira Dutra, Eduardo Third person clitics Instruction with a focus on form Spanish. clíticos de terceira pessoa Instrução com foco na forma Espanhol. |
title_short |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
title_full |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
title_fullStr |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
title_sort |
A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional |
author |
de Oliveira Dutra, Eduardo |
author_facet |
de Oliveira Dutra, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Dutra, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Third person clitics Instruction with a focus on form Spanish. clíticos de terceira pessoa Instrução com foco na forma Espanhol. |
topic |
Third person clitics Instruction with a focus on form Spanish. clíticos de terceira pessoa Instrução com foco na forma Espanhol. |
description |
Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion quantitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849 10.15210/interfaces.v19i1.15849 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v19i1.15849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849/10160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v19i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1788990187864326144 |