A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Dutra, Eduardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849
Resumo: Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. 
id UFPEL-3_d08c6d6bff86f2657346857ac4c122e3
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/15849
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucionalThe learning of the third-person clitics of Spanish in comprehension and production skills: the role of instructional interventionThird person cliticsInstruction with a focus on formSpanish.clíticos de terceira pessoaInstrução com foco na formaEspanhol.Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. In this study, we investigated the interaction between instructional interventionand the third-person clitics of Spanish, classified as simple and complex structures incomprehension and production skills. We used concepts related to Instruction with Focuson Form, such as: explicit instruction, instruction focused on isolated form, instructionfocused on the integrated form, among other definitions, by Canadian researcher NinaSpada. For data processing purposes, we used the International Business MachineStatistical Package for Social Studies (SPSS) software, from which we used relativefrequency, χ2 test and repeated measures ANOVA test. This study included 10 participants,students of a Portuguese and Spanish Teaching Course from a public university. Theresults showed that, depending on the type of analysis (intra or interclitic), the simple andcomplex forms presented different behavior in reception and production skills.Abecan2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1584910.15210/interfaces.v19i1.15849Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-1331984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849/10160Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Dutra, Eduardo2020-03-13T16:40:37Zoai:ojs.ufpel:article/15849Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:40:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
The learning of the third-person clitics of Spanish in comprehension and production skills: the role of instructional intervention
title A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
spellingShingle A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
de Oliveira Dutra, Eduardo
Third person clitics
Instruction with a focus on form
Spanish.
clíticos de terceira pessoa
Instrução com foco na forma
Espanhol.
title_short A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
title_full A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
title_fullStr A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
title_full_unstemmed A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
title_sort A aprendizagem dos clíticos de terceira pessoa do espanhol em habilidades de compreensão e de produção: o papel da intervenção instrucional
author de Oliveira Dutra, Eduardo
author_facet de Oliveira Dutra, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Dutra, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Third person clitics
Instruction with a focus on form
Spanish.
clíticos de terceira pessoa
Instrução com foco na forma
Espanhol.
topic Third person clitics
Instruction with a focus on form
Spanish.
clíticos de terceira pessoa
Instrução com foco na forma
Espanhol.
description Neste estudo, investigamos a interação entre a intervenção instrucional e os clíticos de terceira pessoa do espanhol, classificados como estruturas simples e complexas, em habilidades de compreensão e de produção. Partimos de conceitos, relacionados à Instrução com Foco na Forma, tais como: instrução explícita, instrução com foco na forma isolada, instrução com foco na forma integrada, entre outras definções, da pesquisadora canadense Nina Spada. Para fins de tratamento dos dados, utilizamos o software International Business Machine Statistical Package for Social Studies (SPSS), a partir do qual fizemos uso de frequência relativa, teste de χ2 e teste de ANOVA de medidas repetidas. Fizeram parte deste estudo 10 participantes, alunas de um curso de Letras, de uma universidade pública. Os resultados apontaram que, a depender do tipo de análise (intra ou inter clítico), as formas simples e complexas apresentaram comportamento distinto, em habilidades de recepção e de produção. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849
10.15210/interfaces.v19i1.15849
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v19i1.15849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15849/10160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 121-133
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v19i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1788990187864326144