A política de cotas nas universidades federais em Pernambuco : a permanência dos estudantes cotistas em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR, Natália Jimena da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44886
Resumo: A presente pesquisa se insere no campo das políticas públicas, na área de Educação, mais especificamente no campo da Educação Superior. Trata-se sobre uma das políticas de acesso à Educação Superior implementadas nas três últimas décadas: a política de cotas, focalizando a dimensão da permanência dos estudantes cotistas nas universidades federais. Para a discussão teórica sobre a democratização do Ensino Superior e temáticas de acesso e permanência nas universidades, utilizamos Sguissardi (2015), Oliveira (2008), Oliveira et al. (2006), Gomes (2002), Dourado (2002), entre outros autores. Para alcançar a compreensão do objeto, buscaram-se subsídios nas políticas públicas de educação superior brasileira, procurando elementos para desvelar e compreender a situação regional, sem perder de vista os determinantes histórico-culturais e econômicos mais amplos, apoiando-nos em Muller e Surel (2002). Também partimos de uma necessária articulação entre política e discurso; da compreensão de que os discursos envolvidos no debate da democratização da educação superior não apenas refletem a realidade social, mas também a constituem. Então, consideramos pertinente essa interlocução com o campo do discurso, a partir da Análise Crítica do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough (2001), especialmente da Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). O objetivo foi compreender, no contexto dos processos de democratização da Educação Superior, as políticas de permanência das universidades federais do estado de Pernambuco dirigidas aos estudantes cotistas, considerando as percepções dos graduandos e os discursos das instâncias institucionais. Para tanto, buscou-se identificar as políticas de permanência (ações e programas) desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) dirigidas aos estudantes cotistas; identificar também eventuais mudanças nos programas e ações concernentes à permanência dos estudantes que ingressaram na UFPE e na UFRPE após a vigência da Lei no 12.711/2012. Como resultado temos que, no contexto das lutas pela democratização da Educação Superior no Brasil, a Lei de Cotas impacta as políticas de permanência das universidades federais de Pernambuco e induz essas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a redefinirem suas políticas, ações e estratégias para atender as demandas de amplos contingentes de estudantes com outros perfis e capitais culturais diferenciados. Nesse cenário, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) se destaca como fundamental alicerce para a permanência dos estudantes cotistas. Com este estudo, pretende-se contribuir para uma visão mais ampla das desigualdades de acesso e permanência do ensino superior, garantindo a superação dos mecanismos de exclusão que se perpetuam na sociedade brasileira.
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Para a discussão teórica sobre a democratização do Ensino Superior e temáticas de acesso e permanência nas universidades, utilizamos Sguissardi (2015), Oliveira (2008), Oliveira et al. (2006), Gomes (2002), Dourado (2002), entre outros autores. Para alcançar a compreensão do objeto, buscaram-se subsídios nas políticas públicas de educação superior brasileira, procurando elementos para desvelar e compreender a situação regional, sem perder de vista os determinantes histórico-culturais e econômicos mais amplos, apoiando-nos em Muller e Surel (2002). Também partimos de uma necessária articulação entre política e discurso; da compreensão de que os discursos envolvidos no debate da democratização da educação superior não apenas refletem a realidade social, mas também a constituem. Então, consideramos pertinente essa interlocução com o campo do discurso, a partir da Análise Crítica do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough (2001), especialmente da Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). O objetivo foi compreender, no contexto dos processos de democratização da Educação Superior, as políticas de permanência das universidades federais do estado de Pernambuco dirigidas aos estudantes cotistas, considerando as percepções dos graduandos e os discursos das instâncias institucionais. Para tanto, buscou-se identificar as políticas de permanência (ações e programas) desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) dirigidas aos estudantes cotistas; identificar também eventuais mudanças nos programas e ações concernentes à permanência dos estudantes que ingressaram na UFPE e na UFRPE após a vigência da Lei no 12.711/2012. Como resultado temos que, no contexto das lutas pela democratização da Educação Superior no Brasil, a Lei de Cotas impacta as políticas de permanência das universidades federais de Pernambuco e induz essas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a redefinirem suas políticas, ações e estratégias para atender as demandas de amplos contingentes de estudantes com outros perfis e capitais culturais diferenciados. Nesse cenário, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) se destaca como fundamental alicerce para a permanência dos estudantes cotistas. Com este estudo, pretende-se contribuir para uma visão mais ampla das desigualdades de acesso e permanência do ensino superior, garantindo a superação dos mecanismos de exclusão que se perpetuam na sociedade brasileira.CAPESThe present research is inserted in the field of public policies in the field of Education, more specifically, in the field of Higher Education. This is a research on one of the policies for access to Higher Education implemented in recent years: the quota policy, focusing on the dimension of the permanence of quota students in federal universities. The discussion on the democratization of Higher Education, themes of access and permanence in universities, we used Sguissardi (2015), Oliveira (2008), Oliveira et al. (2006), Gomes (2002), Dourado (2002) among other authors. In order to reach the understanding of the object, subsidies were sought in the public policies of Brazilian higher education, looking for elements to unveil and understand the regional situation, without losing sight of the broader historical-cultural and economic determinants, relying on Muller and Surel (2002). We also start from a necessary articulation between politics and discourse, since we start from the understanding that the discourses involved in the debate on the democratization of higher education not only reflect the social reality, but also constitute it. So, we consider this interlocution with the discourse field pertinent and base our analysis, based on the Critical Discourse Analysis developed by Norman Fairclough (2001), especially the Textually Oriented Discourse Analysis (ADTO). The present work had as objective to understand, in the context of the democratization processes of Higher Education, the policies of permanence of the federal universities of the state of Pernambuco directed to quota students, considering the perceptions of the students and the speeches of the institutional instances. To this end, it sought to identify the permanence policies (actions and programs) developed at the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) and at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aimed at quota students; also identify any changes in programs and actions concerning the permanence of students who joined UFPE and UFRPE after Law No. 12,711 / 2012 was in force. As a result, in the context of the struggles for the democratization of Higher Education in Brazil, the Quota Law impacts the permanence policies of federal universities in Pernambuco and induced these IFES to redefine their policies, actions and strategies to meet the demands of large contingents of students with different profiles and different cultural capitals. In this scenario, the Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) stands out as a fundamental foundation for the permanence of quota students. It is intendedto contribute to this study for a broader view of inequalities in access and permanence in higher education, ensuring the overcoming of the mechanisms of exclusion that are perpetuated in Brazilian society.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação superiorCotasDemocratIzaçãoUFPE - Pós- graduaçãoA política de cotas nas universidades federais em Pernambuco : a permanência dos estudantes cotistas em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Natália Jimena da Silva Aguiar.pdfTESE Natália Jimena da Silva Aguiar.pdfapplication/pdf2449842https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44886/1/TESE%20Nat%c3%a1lia%20Jimena%20da%20Silva%20Aguiar.pdfb4a9f3750cae188ec8dcba770bdd680eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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