“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34628 |
Resumo: | A voz de estruturas legitimadas como a moda e a beleza vem sendo complementadas pelas chamadas novas vertentes da comunicação: a princípio com os blogs de moda e logo em seguida com as redes sociais na internet, os produtos e serviços fashion acabam por entrar no dia a dia das pessoas através de vozes mais simples e mais próximas, as vozes das blogueiras de moda. Nesse sentido, vê-se o crescimento de vozes influenciadoras, com o poder de atrair leitores e clientes, os chamados Influenciadores Digitais. Neste trabalho, busca-se entender como esse fenômeno vem crescendo, como vem se desenhando a influência dessas novas vozes que ganham distinção na internet e viram referência para os consumidores e para as marcas, muitas vezes, desligando-se da estrutura da moda e ascendendo voz própria. Para entender esse fenômeno e como ele vem mudando a vida de muitas pessoas, escolheu-se estudar a trajetória de vida de uma blogueira/ influenciadora digital que ascende social e financeiramente a partir dos seus trabalhos na internet com moda e beleza e que se torna uma das maiores do segmento no Brasil: Bianca Andrade, do Blog de moda e beleza Boca Rosa. A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e exploratório, onde foi feita uma Netnografia sobre a trajetória da blogueira/ influenciadora digital. Dentro deste mote, busca-se entender como ela inicia seus trabalhos e como chega ao sucesso passando a ideia de que “nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”. |
id |
UFPE_d3ef9f5c4dca1790688cc5d4543d08c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34628 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
FEITOSA, Mikhaella de Paiva Costa Wanderleyhttp://lattes.cnpq.br/2826358952170093http://lattes.cnpq.br/2240014218572495SOARES, Paulo Marcondes Ferreira2019-10-15T16:43:37Z2019-10-15T16:43:37Z2018-08-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34628A voz de estruturas legitimadas como a moda e a beleza vem sendo complementadas pelas chamadas novas vertentes da comunicação: a princípio com os blogs de moda e logo em seguida com as redes sociais na internet, os produtos e serviços fashion acabam por entrar no dia a dia das pessoas através de vozes mais simples e mais próximas, as vozes das blogueiras de moda. Nesse sentido, vê-se o crescimento de vozes influenciadoras, com o poder de atrair leitores e clientes, os chamados Influenciadores Digitais. Neste trabalho, busca-se entender como esse fenômeno vem crescendo, como vem se desenhando a influência dessas novas vozes que ganham distinção na internet e viram referência para os consumidores e para as marcas, muitas vezes, desligando-se da estrutura da moda e ascendendo voz própria. Para entender esse fenômeno e como ele vem mudando a vida de muitas pessoas, escolheu-se estudar a trajetória de vida de uma blogueira/ influenciadora digital que ascende social e financeiramente a partir dos seus trabalhos na internet com moda e beleza e que se torna uma das maiores do segmento no Brasil: Bianca Andrade, do Blog de moda e beleza Boca Rosa. A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e exploratório, onde foi feita uma Netnografia sobre a trajetória da blogueira/ influenciadora digital. Dentro deste mote, busca-se entender como ela inicia seus trabalhos e como chega ao sucesso passando a ideia de que “nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”.CAPESThe legitimated voices of structures as fashion and beauty have had being changed by new ways of communications: if, we had – at first- the works of fashion blogs questioning who had power enough to talk about such distinct subjects online, now the voices who has distinction are the voices of the fashion bloggers, simpler and more friendly ones. About that, we are now able to see more than this voices growing to talk about fashion and beauty, but these same voices earn power to talk about everything and, because of that, earn even more power, on and offline – process known as digital influence. The following research is concerned about understanding such voices and how they grow up, earn this power and become reference, not only for their readers (also known as followers) but also to brandings and consumption – of products and services published on blogs or social networks but also the selling of the image of these digital influencers themselves. Therefore, it was chosen to this research the trajectory of life and work on and offline of Bianca Andrade, owner of Boca Rosa Blog - one of the most important beauty and fashion blogs of Brazil. This research is a qualitative and explorative one, where we are trying to understand - through a Netnography - not only this new kind of online activity, the digital influence, but also the trajectory of fame and success of Bianca. Thus, we try to understand how she became a celebrity because of her work online with the motto: “nothing is so deeply ours as our dreams.”porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaModaInternetBlogsBlogueiras e blogueiros – Influência“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de vida da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdf.jpg38a556167f5f2f5f3ed4e5407517beecMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdfDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdfapplication/pdf2930925https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdfd40c86da13fddf950f5691e4f8d11b0aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa.pdf.txtExtracted texttext/plain206956https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdf.txt06bff4fd53290bb731a2373a2b33ad5eMD54123456789/346282019-10-25 11:08:52.789oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:08:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de vida da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
title |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
spellingShingle |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade FEITOSA, Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Sociologia Moda Internet Blogs Blogueiras e blogueiros – Influência |
title_short |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
title_full |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
title_fullStr |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
title_full_unstemmed |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
title_sort |
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos” : um estudo sociológico sobre a trajetória de sonhos da blogueira de moda/influenciadora digital Bianca Andrade |
author |
FEITOSA, Mikhaella de Paiva Costa Wanderley |
author_facet |
FEITOSA, Mikhaella de Paiva Costa Wanderley |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2826358952170093 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA, Mikhaella de Paiva Costa Wanderley |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
contributor_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Moda Internet Blogs Blogueiras e blogueiros – Influência |
topic |
Sociologia Moda Internet Blogs Blogueiras e blogueiros – Influência |
description |
A voz de estruturas legitimadas como a moda e a beleza vem sendo complementadas pelas chamadas novas vertentes da comunicação: a princípio com os blogs de moda e logo em seguida com as redes sociais na internet, os produtos e serviços fashion acabam por entrar no dia a dia das pessoas através de vozes mais simples e mais próximas, as vozes das blogueiras de moda. Nesse sentido, vê-se o crescimento de vozes influenciadoras, com o poder de atrair leitores e clientes, os chamados Influenciadores Digitais. Neste trabalho, busca-se entender como esse fenômeno vem crescendo, como vem se desenhando a influência dessas novas vozes que ganham distinção na internet e viram referência para os consumidores e para as marcas, muitas vezes, desligando-se da estrutura da moda e ascendendo voz própria. Para entender esse fenômeno e como ele vem mudando a vida de muitas pessoas, escolheu-se estudar a trajetória de vida de uma blogueira/ influenciadora digital que ascende social e financeiramente a partir dos seus trabalhos na internet com moda e beleza e que se torna uma das maiores do segmento no Brasil: Bianca Andrade, do Blog de moda e beleza Boca Rosa. A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e exploratório, onde foi feita uma Netnografia sobre a trajetória da blogueira/ influenciadora digital. Dentro deste mote, busca-se entender como ela inicia seus trabalhos e como chega ao sucesso passando a ideia de que “nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-15T16:43:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-15T16:43:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34628 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34628/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mikhaella%20de%20Paiva%20Costa%20Wanderley%20Feitosa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38a556167f5f2f5f3ed4e5407517beec d40c86da13fddf950f5691e4f8d11b0a e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 06bff4fd53290bb731a2373a2b33ad5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1801857920970784768 |