Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/548 |
Resumo: | Essa dissertação buscou examinar o comportamento do consumidor on-line com base na teoria do fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1975), construto que vem sendo estudado como fonte de entendimento do comportamento do consumidor virtual, bem como sua relação com as emoções vivenciadas no processo de compras on-line de bens ou serviços, que foram medidas pela Escala Diferencial de Emoções - DES (IZARD, 1977). Desse modo, procurou-se investigar as emoções do consumidor e a sua relação com o estado de fluxo dentro do contexto de compras on-line. Para tanto se utilizou o método de pesquisa exploratória descritiva, de corte transversal com a aplicação um survey junto a uma amostra nãoprobabilística de 306 consumidores virtuais. Os dados foram coletados através de questionário e foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados indicaram que as emoções positivas se relacionam diretamente com o estado de fluxo, favorecendo o comportamento de navegação e conseqüente compra pela internet. Foi verificado ainda que as emoções positivas tanto influenciam o estado de fluxo, como também faz parte do mesmo, visto que o prazer faz parte desta condição. Este estudo, embora ofereça uma visão parcial do comportamento do consumidor on-line, é um passo significativo para um melhor entendimento do mesmo, contribuindo com o fortalecimento da teoria, possibilitando as organizações importante fonte de vantagem competitiva e aos consumidores, o entendimento da natureza e funcionalidade do e-commerce, habilitando-os a explorar as muitas vantagens oferecidas por este meio, tais como: facilidade, praticidade e rapidez no atendimento de suas necessidades |
id |
UFPE_f0c0dfa05072103fec6783cf11d765cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/548 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
FREIRE, Renata de Albuquerque WanderleyFARIAS, Salomão Alencar de2014-06-12T15:03:33Z2014-06-12T15:03:33Z2008-01-31de Albuquerque Wanderley Freire, Renata; Alencar de Farias, Salomão. Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/548Essa dissertação buscou examinar o comportamento do consumidor on-line com base na teoria do fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1975), construto que vem sendo estudado como fonte de entendimento do comportamento do consumidor virtual, bem como sua relação com as emoções vivenciadas no processo de compras on-line de bens ou serviços, que foram medidas pela Escala Diferencial de Emoções - DES (IZARD, 1977). Desse modo, procurou-se investigar as emoções do consumidor e a sua relação com o estado de fluxo dentro do contexto de compras on-line. Para tanto se utilizou o método de pesquisa exploratória descritiva, de corte transversal com a aplicação um survey junto a uma amostra nãoprobabilística de 306 consumidores virtuais. Os dados foram coletados através de questionário e foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados indicaram que as emoções positivas se relacionam diretamente com o estado de fluxo, favorecendo o comportamento de navegação e conseqüente compra pela internet. Foi verificado ainda que as emoções positivas tanto influenciam o estado de fluxo, como também faz parte do mesmo, visto que o prazer faz parte desta condição. Este estudo, embora ofereça uma visão parcial do comportamento do consumidor on-line, é um passo significativo para um melhor entendimento do mesmo, contribuindo com o fortalecimento da teoria, possibilitando as organizações importante fonte de vantagem competitiva e aos consumidores, o entendimento da natureza e funcionalidade do e-commerce, habilitando-os a explorar as muitas vantagens oferecidas por este meio, tais como: facilidade, praticidade e rapidez no atendimento de suas necessidadesUniversidade Federal de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComércio eletrônicoComportamento de consumo on-lineEmoçõesFluxoEmoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo1079_1.pdfapplication/pdf552636https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/1/arquivo1079_1.pdf9f6b923de6b6d7422e13453221018bbcMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1079_1.pdf.txtarquivo1079_1.pdf.txtExtracted texttext/plain218428https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/3/arquivo1079_1.pdf.txt88c0c65f2faaf805bdca249f1b684f6eMD53THUMBNAILarquivo1079_1.pdf.jpgarquivo1079_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/4/arquivo1079_1.pdf.jpg3d0f55d1c699846c230f704ebba9c299MD54123456789/5482019-10-25 02:40:48.897oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:40:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
title |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor FREIRE, Renata de Albuquerque Wanderley Comércio eletrônico Comportamento de consumo on-line Emoções Fluxo |
title_short |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
title_full |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
title_sort |
Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor |
author |
FREIRE, Renata de Albuquerque Wanderley |
author_facet |
FREIRE, Renata de Albuquerque Wanderley |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREIRE, Renata de Albuquerque Wanderley |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comportamento de consumo on-line Emoções Fluxo |
topic |
Comércio eletrônico Comportamento de consumo on-line Emoções Fluxo |
description |
Essa dissertação buscou examinar o comportamento do consumidor on-line com base na teoria do fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1975), construto que vem sendo estudado como fonte de entendimento do comportamento do consumidor virtual, bem como sua relação com as emoções vivenciadas no processo de compras on-line de bens ou serviços, que foram medidas pela Escala Diferencial de Emoções - DES (IZARD, 1977). Desse modo, procurou-se investigar as emoções do consumidor e a sua relação com o estado de fluxo dentro do contexto de compras on-line. Para tanto se utilizou o método de pesquisa exploratória descritiva, de corte transversal com a aplicação um survey junto a uma amostra nãoprobabilística de 306 consumidores virtuais. Os dados foram coletados através de questionário e foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados indicaram que as emoções positivas se relacionam diretamente com o estado de fluxo, favorecendo o comportamento de navegação e conseqüente compra pela internet. Foi verificado ainda que as emoções positivas tanto influenciam o estado de fluxo, como também faz parte do mesmo, visto que o prazer faz parte desta condição. Este estudo, embora ofereça uma visão parcial do comportamento do consumidor on-line, é um passo significativo para um melhor entendimento do mesmo, contribuindo com o fortalecimento da teoria, possibilitando as organizações importante fonte de vantagem competitiva e aos consumidores, o entendimento da natureza e funcionalidade do e-commerce, habilitando-os a explorar as muitas vantagens oferecidas por este meio, tais como: facilidade, praticidade e rapidez no atendimento de suas necessidades |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
de Albuquerque Wanderley Freire, Renata; Alencar de Farias, Salomão. Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/548 |
identifier_str_mv |
de Albuquerque Wanderley Freire, Renata; Alencar de Farias, Salomão. Emoções e o fluxo em compras on-line : um estudo do comportamento do consumidor. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/1/arquivo1079_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/3/arquivo1079_1.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/548/4/arquivo1079_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f6b923de6b6d7422e13453221018bbc 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 88c0c65f2faaf805bdca249f1b684f6e 3d0f55d1c699846c230f704ebba9c299 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780382576279552 |