Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauerbronn,João Felipe Rammelt
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ayrosa,Eduardo André Teixeira, Barros,Denise Franca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000100012
Resumo: O estudo das emoções no comportamento de compra e consumo dos indivíduos ganhou relevância nas últimas duas décadas, nndusive, no Brasil. A maior parte dos estudos, no entanto, parece oferecer uma única perspectiva para o estudo do fenômeno: aquela advinda da psicologia cognitiva. Apesar da reconhecida importância dessa visão, acreditamos que a adoção de novas perspectivas no estudo das emoções no consumo pode contribuir positivamente para a maior compreensão do tema. Além de oferecer contribuições para a prática do marketing, o estudo das emoções relacionadas ao consumo deve também apontar direções para a ampiação das bases filosóficas da discipiina, bem como, novas possibilidades à pesquisa gerencial de mercado. Neste estudo, observamos o estudo das emoções na pesquisa acadêmica de marketing recente, especialmente, no Brasil, discutindo as diferentes perspectivas existentes. A sugestão de uma abordagem complementar, baseada nos pressupostos da sociologia das emoções, e as impiicações metodológicas dessa proposição encerram o artigo.
id FGV-9_94e270a993b5f12279cb03f3de9dfec1
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512009000100012
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumoconsumoemoçõessociologia das emoçõesO estudo das emoções no comportamento de compra e consumo dos indivíduos ganhou relevância nas últimas duas décadas, nndusive, no Brasil. A maior parte dos estudos, no entanto, parece oferecer uma única perspectiva para o estudo do fenômeno: aquela advinda da psicologia cognitiva. Apesar da reconhecida importância dessa visão, acreditamos que a adoção de novas perspectivas no estudo das emoções no consumo pode contribuir positivamente para a maior compreensão do tema. Além de oferecer contribuições para a prática do marketing, o estudo das emoções relacionadas ao consumo deve também apontar direções para a ampiação das bases filosóficas da discipiina, bem como, novas possibilidades à pesquisa gerencial de mercado. Neste estudo, observamos o estudo das emoções na pesquisa acadêmica de marketing recente, especialmente, no Brasil, discutindo as diferentes perspectivas existentes. A sugestão de uma abordagem complementar, baseada nos pressupostos da sociologia das emoções, e as impiicações metodológicas dessa proposição encerram o artigo.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000100012Cadernos EBAPE.BR v.7 n.1 2009reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512009000100012info:eu-repo/semantics/openAccessSauerbronn,João Felipe RammeltAyrosa,Eduardo André TeixeiraBarros,Denise Francapor2012-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512009000100012Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-10T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
title Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
spellingShingle Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
Sauerbronn,João Felipe Rammelt
consumo
emoções
sociologia das emoções
title_short Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
title_full Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
title_fullStr Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
title_full_unstemmed Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
title_sort Bases sociais das emoções do consumidor: uma abordagem complementar sobre emoções e consumo
author Sauerbronn,João Felipe Rammelt
author_facet Sauerbronn,João Felipe Rammelt
Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Barros,Denise Franca
author_role author
author2 Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Barros,Denise Franca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauerbronn,João Felipe Rammelt
Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Barros,Denise Franca
dc.subject.por.fl_str_mv consumo
emoções
sociologia das emoções
topic consumo
emoções
sociologia das emoções
description O estudo das emoções no comportamento de compra e consumo dos indivíduos ganhou relevância nas últimas duas décadas, nndusive, no Brasil. A maior parte dos estudos, no entanto, parece oferecer uma única perspectiva para o estudo do fenômeno: aquela advinda da psicologia cognitiva. Apesar da reconhecida importância dessa visão, acreditamos que a adoção de novas perspectivas no estudo das emoções no consumo pode contribuir positivamente para a maior compreensão do tema. Além de oferecer contribuições para a prática do marketing, o estudo das emoções relacionadas ao consumo deve também apontar direções para a ampiação das bases filosóficas da discipiina, bem como, novas possibilidades à pesquisa gerencial de mercado. Neste estudo, observamos o estudo das emoções na pesquisa acadêmica de marketing recente, especialmente, no Brasil, discutindo as diferentes perspectivas existentes. A sugestão de uma abordagem complementar, baseada nos pressupostos da sociologia das emoções, e as impiicações metodológicas dessa proposição encerram o artigo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512009000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.7 n.1 2009
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884258951168