A IMPLEMENTAÇÃODA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1574 |
Resumo: | Ao tratarmos acerca da interdisciplinaridade, emergem, dentre outras, duas questões pontuais: a primeira é a postura das universidades na gestão do ensino. A segunda é a profissionalização e preparação do professor-formador para uma atuação interdisciplinar. Nesse sentido, este trabalho trata de um estudo empírico que tem o objetivo de refletir sobre as principais ações que interferem na implementação da interdisciplinaridade no Curso de Administração, especialmente dos fatores que possam favorecer ou dificultar esse processo no decorrer da formação do administrador. A base da pesquisa foi constituída a partir de dados bibliográficos, com análise qualitativa, comparativamente às mais recentes publicações sobre as exigências educacionais contemporâneas. Nesta reflexão, esperamos contribuir para ampliação das discussões entre os interessados neste âmbito, sejam gestores de ensino ou profissionais da área, notadamente daqueles que se ocupam em formar os futuros administradores, no caso, os professores. Entendemos que as atividades profissionais do administrador “exigem” uma concepção integrada de ensino até porque a peculiaridade de sua formação, por equipes multidisciplinares, “por si só” recomenda uma ação interdisciplinar. |
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A IMPLEMENTAÇÃODA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOInterdisciplinaridadeformação interdisciplinarprofessores formadoresprofissionalização docenteAo tratarmos acerca da interdisciplinaridade, emergem, dentre outras, duas questões pontuais: a primeira é a postura das universidades na gestão do ensino. A segunda é a profissionalização e preparação do professor-formador para uma atuação interdisciplinar. Nesse sentido, este trabalho trata de um estudo empírico que tem o objetivo de refletir sobre as principais ações que interferem na implementação da interdisciplinaridade no Curso de Administração, especialmente dos fatores que possam favorecer ou dificultar esse processo no decorrer da formação do administrador. A base da pesquisa foi constituída a partir de dados bibliográficos, com análise qualitativa, comparativamente às mais recentes publicações sobre as exigências educacionais contemporâneas. Nesta reflexão, esperamos contribuir para ampliação das discussões entre os interessados neste âmbito, sejam gestores de ensino ou profissionais da área, notadamente daqueles que se ocupam em formar os futuros administradores, no caso, os professores. Entendemos que as atividades profissionais do administrador “exigem” uma concepção integrada de ensino até porque a peculiaridade de sua formação, por equipes multidisciplinares, “por si só” recomenda uma ação interdisciplinar.Universidade Federal do Piauí2005-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1574Languages, Education and Society; No. 12 (2005); 72-83Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 12 (2005); 72-83Linguagens, Educação e Sociedade; n. 12 (2005); 72-832526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1574/1418Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessANDRADE PORTELA, MARIA TERESA DE JESUS SOARES BARBOSA LIMA, MARIA DA GLÓRIA 2022-02-02T18:22:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1574Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:22:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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