ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, ADELAR APARECIDO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: STOBÄUS, CLAUS DIETER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229
Resumo: O artigo apresenta um contexto de formação inicial docente entre os estágios do final da licenciatura e início da docência sobre aspectos de mal-estar, suas consequências e estratégias utilizadas na formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo, em 2012, sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada do Estado do Paraná, e em 2013, cinco docentes iniciantes, fornecendo relatos por meio de questionários e entrevistas tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se os desafios pessoais e acadêmicos enfrentados, as situações adversas do contexto formativo e dificuldades em atuar com dupla função. No início da docência se acentuam as dificuldades em lidar com adversidades da escola, a desmotivação dos alunos ao aprendizado, carência da apoio pedagógico e clima relacional instável entre docentes. Sugere-se a contextualização da formação acadêmica e inicial com as demandas da escola, otimização da formação docente visando a prevenção de mal-estar e promoção do bem-estar docente, aprimoramento dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos no processo formativo na licenciatura e institucionalização de apoios a docentes iniciantes.
id UFPI-5_8795454fcaa674b40f23cab327254a7a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1229
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTOMal-estar docenteLicenciaturaFormação inicialO artigo apresenta um contexto de formação inicial docente entre os estágios do final da licenciatura e início da docência sobre aspectos de mal-estar, suas consequências e estratégias utilizadas na formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo, em 2012, sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada do Estado do Paraná, e em 2013, cinco docentes iniciantes, fornecendo relatos por meio de questionários e entrevistas tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se os desafios pessoais e acadêmicos enfrentados, as situações adversas do contexto formativo e dificuldades em atuar com dupla função. No início da docência se acentuam as dificuldades em lidar com adversidades da escola, a desmotivação dos alunos ao aprendizado, carência da apoio pedagógico e clima relacional instável entre docentes. Sugere-se a contextualização da formação acadêmica e inicial com as demandas da escola, otimização da formação docente visando a prevenção de mal-estar e promoção do bem-estar docente, aprimoramento dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos no processo formativo na licenciatura e institucionalização de apoios a docentes iniciantes.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 240-263Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 240-263Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 240-2632526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229/1046Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSAMPAIO, ADELAR APARECIDO STOBÄUS, CLAUS DIETER 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1229Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
title ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
spellingShingle ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
SAMPAIO, ADELAR APARECIDO
Mal-estar docente
Licenciatura
Formação inicial
title_short ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
title_full ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
title_fullStr ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
title_full_unstemmed ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
title_sort ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
author SAMPAIO, ADELAR APARECIDO
author_facet SAMPAIO, ADELAR APARECIDO
STOBÄUS, CLAUS DIETER
author_role author
author2 STOBÄUS, CLAUS DIETER
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMPAIO, ADELAR APARECIDO
STOBÄUS, CLAUS DIETER
dc.subject.por.fl_str_mv Mal-estar docente
Licenciatura
Formação inicial
topic Mal-estar docente
Licenciatura
Formação inicial
description O artigo apresenta um contexto de formação inicial docente entre os estágios do final da licenciatura e início da docência sobre aspectos de mal-estar, suas consequências e estratégias utilizadas na formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo, em 2012, sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada do Estado do Paraná, e em 2013, cinco docentes iniciantes, fornecendo relatos por meio de questionários e entrevistas tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se os desafios pessoais e acadêmicos enfrentados, as situações adversas do contexto formativo e dificuldades em atuar com dupla função. No início da docência se acentuam as dificuldades em lidar com adversidades da escola, a desmotivação dos alunos ao aprendizado, carência da apoio pedagógico e clima relacional instável entre docentes. Sugere-se a contextualização da formação acadêmica e inicial com as demandas da escola, otimização da formação docente visando a prevenção de mal-estar e promoção do bem-estar docente, aprimoramento dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos no processo formativo na licenciatura e institucionalização de apoios a docentes iniciantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229/1046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 240-263
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 240-263
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 240-263
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442630352896