A emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso.
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7664 |
Resumo: | Esta tese problematiza as limitações e possibilidades para a compreensão da política curricular como um espaço de emancipações. Para tal, apresenta resultados de pesquisa acerca da noção de emancipação na política curricular do ensino fundamental do estado de Mato Grosso, entre 2003 e 2013. Ao focalizar a produção de sentidos para emancipação, toma como base a perspectiva pós-estruturalista para discutir as relações entre discursos curriculares na referida política. As contribuições da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1985) e Teoria de Currículo (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) sustentam as releituras sobre a emancipação no campo curricular, bem como a delimitação do problema em relação à possibilidade do trabalho com a noção de emancipações. A pesquisa apresenta, ainda, a compreensão da política curricular como campo da discursividade e centraliza teórico-metodologicamente a política, por meio de documentos. Argumento que, em torno da produção de sentidos para emancipação, existe a impossibilidade de uma sutura final. Tal posicionamento ressalta o caráter antagônico que tende a constituir as relações discursivas entre os currículos organizados por ciclos. Esse caráter antagônico se configura em condição de possibilidade ou não de produções identitárias na política curricular matogrossense. Esta pesquisa não se propõe a uma tentativa de substituição de emancipação por emancipações, mas defende que a palavra emancipações pode ser entendida a partir do contexto da política curricular, das lutas e disputas em torno de significação que promove rupturas momentâneas, mudanças na condição identitária de um ou mais grupos sociais. Assim, o termo emancipações se configura em pluralidade de poderes que podem ou não ocupar provisoriamente a centralidade de um discurso ou de um campo da discursidade. |
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2021-06-10T23:37:04Z2021-06-102021-06-10T23:37:04Z2017-09-28FERREIRA, Eucaris Joelma Rodrigues. A emancipação na política curricular do ensino fundamental do Estado de Mato Grosso. 2017. 134f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7664Esta tese problematiza as limitações e possibilidades para a compreensão da política curricular como um espaço de emancipações. Para tal, apresenta resultados de pesquisa acerca da noção de emancipação na política curricular do ensino fundamental do estado de Mato Grosso, entre 2003 e 2013. Ao focalizar a produção de sentidos para emancipação, toma como base a perspectiva pós-estruturalista para discutir as relações entre discursos curriculares na referida política. As contribuições da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1985) e Teoria de Currículo (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) sustentam as releituras sobre a emancipação no campo curricular, bem como a delimitação do problema em relação à possibilidade do trabalho com a noção de emancipações. A pesquisa apresenta, ainda, a compreensão da política curricular como campo da discursividade e centraliza teórico-metodologicamente a política, por meio de documentos. Argumento que, em torno da produção de sentidos para emancipação, existe a impossibilidade de uma sutura final. Tal posicionamento ressalta o caráter antagônico que tende a constituir as relações discursivas entre os currículos organizados por ciclos. Esse caráter antagônico se configura em condição de possibilidade ou não de produções identitárias na política curricular matogrossense. Esta pesquisa não se propõe a uma tentativa de substituição de emancipação por emancipações, mas defende que a palavra emancipações pode ser entendida a partir do contexto da política curricular, das lutas e disputas em torno de significação que promove rupturas momentâneas, mudanças na condição identitária de um ou mais grupos sociais. Assim, o termo emancipações se configura em pluralidade de poderes que podem ou não ocupar provisoriamente a centralidade de um discurso ou de um campo da discursidade.This thesis discusses the limitations and possibilities for the understanding of curriculum policy as an emancipation space. Thus, it presents results of a research about the notion of emancipation in primary school curriculum policy of the state of Mato Grosso, between 2003 and 2013. To focus on the production of senses for emancipation, it is based on the post- structuralism perspective to discuss the relationship between curricular discourses in this policy. The contributions of the Theory of Discourse (LACLAU; MOUFFE, 1985) and Curriculum Theory (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) support the rereading about the emancipation in the curricular field, as well as the delimitation of the problem about the impossibility of working with the notion of emancipation. The research presents the understanding of curriculum policy as a field of discourse and it centralizes methodologically and theoretical this policy, through documents. It is argued that around the production of senses to emancipation, there is the impossibility of a suture end. Such positioning highlights the antagonistic character which tends to constitute the discursive relations between the curriculum organized in cycles. This research does not aim to attempt the replacement of emancipation by emancipations, in plural, but it argues that the word emancipations can be understood from the context of curriculum policy, from struggles and disputes around meaning that promotes momentary breaks, changes in the identify condition of one or more social groups. Thus, the term emancipations i configured in plurality of powers which may or may not provisionally centrality of a speech or a field of discourse.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEmancipaçãoCurrículoPolítica curricularDiscursoEmancipationCurriculumCurriculum policyDiscourseA emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso.The emancipation in the curriculum policy in primary school of the state of Mato Grosso.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8673486420843407http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Vieira, Jarbas SantosFerreira, Eucaris Joelma Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.txtTese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain294550http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7664/6/Tese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.txtbf4c400e03d44a6cd9140b34a1feab8fMD56open accessTHUMBNAILTese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.jpgTese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7664/7/Tese_Eucaris_Joelma_Rodrigues_Ferreira.pdf.jpge0e5d75f552b3b944ad9f8072c03696eMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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Esta tese problematiza as limitações e possibilidades para a compreensão da política curricular como um espaço de emancipações. Para tal, apresenta resultados de pesquisa acerca da noção de emancipação na política curricular do ensino fundamental do estado de Mato Grosso, entre 2003 e 2013. Ao focalizar a produção de sentidos para emancipação, toma como base a perspectiva pós-estruturalista para discutir as relações entre discursos curriculares na referida política. As contribuições da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1985) e Teoria de Currículo (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) sustentam as releituras sobre a emancipação no campo curricular, bem como a delimitação do problema em relação à possibilidade do trabalho com a noção de emancipações. A pesquisa apresenta, ainda, a compreensão da política curricular como campo da discursividade e centraliza teórico-metodologicamente a política, por meio de documentos. Argumento que, em torno da produção de sentidos para emancipação, existe a impossibilidade de uma sutura final. Tal posicionamento ressalta o caráter antagônico que tende a constituir as relações discursivas entre os currículos organizados por ciclos. Esse caráter antagônico se configura em condição de possibilidade ou não de produções identitárias na política curricular matogrossense. Esta pesquisa não se propõe a uma tentativa de substituição de emancipação por emancipações, mas defende que a palavra emancipações pode ser entendida a partir do contexto da política curricular, das lutas e disputas em torno de significação que promove rupturas momentâneas, mudanças na condição identitária de um ou mais grupos sociais. Assim, o termo emancipações se configura em pluralidade de poderes que podem ou não ocupar provisoriamente a centralidade de um discurso ou de um campo da discursidade. |
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