Contribuição do Curso de Licenciatura em Educação do Campo EaD-UAB da UFPel no Desenvolvimento Territorial dos Polos de Atuação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla Regina Signorini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8876
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (CLEC) na modalidade a distância (EaD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir da perspectiva dos egressos, coordenadores do curso e coordenadores de polo, buscando entender a relação com os impactos no desenvolvimento dos territórios de atuação. Levando-se em consideração o contexto do presente trabalho, a abordagem utilizada foi quali quantitativa exploratória com estudo documental e coleta de dados, a amostragem snowball ou bola de neve, tipo não probabilística. Foram aplicados questionários distintos, através da plataforma Google forms, a cada grupo de sujeitos, egressos, coordenadores do curso e coordenadores de polo. Após a coleta os dados e a partir destes, foi realizada a análise de conteúdo, separando em esquemas de acordo com os objetivos, originando categorias e subcategorias e, por fim, a partir do conteúdo revelado nos significados, emergiram os temas que são: Desenvolvimento territorial; Indicadores do CLEC; A UFPel nos polos de atuação. Os resultados obtidos neste trabalho não representam todos os polos e nem todos os egressos do curso, somente aqueles sujeitos que participaram desta pesquisa. No tema Desenvolvimento territorial, foi possível observar a importância da formação na vida dos egressos do curso, a sua trajetória desde a infância até os dias atuais, bem como, a partir da visão dos coordenadores de polo e do curso, analisar, através dos relatos, a relevância da atuação dos egressos nos polos e suas vivências nas comunidades. São notadas transformações sociais proporcionadas pela formação, no desenvolver a profissão de educador do campo, na ampliação da capacidade reflexiva produtiva e o empoderamento social, na preparação para além do curso, no envolvimento em práticas, como: permanência no campo, agroecologia, empreendedorismo, turismo rural, para outras perspectivas que dialogam com as comunidades em que vivem. Os indicadores do curso mostram a importância e o alcance do curso, que esteve presente em vinte cinco municípios do Rio Grande do Sul, contribuindo para a formação e crescimento dos egressos, bem como para a atuação destes nas escolas locais, auxiliando na melhoria dos índices educacionais e na formação pedagógica para o desempenho ideal da educação no país. Foi um grande projeto da UFPel, criado na modalidade EaD através da UAB, e também reflete o papel da educação como base no desenvolvimento territorial e da UFPel, como Instituição pública proporcionando o acesso e a formação gratuita, prestando à sociedade serviços de qualidade. Apesar do CLEC estar extinto na UFPel, o estudo poderá servir aos demais Cursos EaD da Instituição e do país, assim como às demandas dos povos do campo, alcançando também espaços geograficamente não considerados como rurais, mas que trazem, em suas raízes, uma cultura oriunda do mundo rural.
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Levando-se em consideração o contexto do presente trabalho, a abordagem utilizada foi quali quantitativa exploratória com estudo documental e coleta de dados, a amostragem snowball ou bola de neve, tipo não probabilística. Foram aplicados questionários distintos, através da plataforma Google forms, a cada grupo de sujeitos, egressos, coordenadores do curso e coordenadores de polo. Após a coleta os dados e a partir destes, foi realizada a análise de conteúdo, separando em esquemas de acordo com os objetivos, originando categorias e subcategorias e, por fim, a partir do conteúdo revelado nos significados, emergiram os temas que são: Desenvolvimento territorial; Indicadores do CLEC; A UFPel nos polos de atuação. Os resultados obtidos neste trabalho não representam todos os polos e nem todos os egressos do curso, somente aqueles sujeitos que participaram desta pesquisa. No tema Desenvolvimento territorial, foi possível observar a importância da formação na vida dos egressos do curso, a sua trajetória desde a infância até os dias atuais, bem como, a partir da visão dos coordenadores de polo e do curso, analisar, através dos relatos, a relevância da atuação dos egressos nos polos e suas vivências nas comunidades. São notadas transformações sociais proporcionadas pela formação, no desenvolver a profissão de educador do campo, na ampliação da capacidade reflexiva produtiva e o empoderamento social, na preparação para além do curso, no envolvimento em práticas, como: permanência no campo, agroecologia, empreendedorismo, turismo rural, para outras perspectivas que dialogam com as comunidades em que vivem. Os indicadores do curso mostram a importância e o alcance do curso, que esteve presente em vinte cinco municípios do Rio Grande do Sul, contribuindo para a formação e crescimento dos egressos, bem como para a atuação destes nas escolas locais, auxiliando na melhoria dos índices educacionais e na formação pedagógica para o desempenho ideal da educação no país. Foi um grande projeto da UFPel, criado na modalidade EaD através da UAB, e também reflete o papel da educação como base no desenvolvimento territorial e da UFPel, como Instituição pública proporcionando o acesso e a formação gratuita, prestando à sociedade serviços de qualidade. Apesar do CLEC estar extinto na UFPel, o estudo poderá servir aos demais Cursos EaD da Instituição e do país, assim como às demandas dos povos do campo, alcançando também espaços geograficamente não considerados como rurais, mas que trazem, em suas raízes, uma cultura oriunda do mundo rural.This study aimed to analyze the contribution of the Degree Course in Rural Education (CLEC) in the distance modality (EaD) of the Federal University of Pelotas (UFPel) by the Open University of Brazil (UAB) system, from the perspective of Graduates, Course Coordinators and Hub Coordinators seeking to understand the relationship with the impacts on the development of the territories where they operate. Taking into account the context of the present work, the approach used was qualitative and quantitative exploratory with documentary study and data collection, snowball or snowball sampling, non-probabilistic type. Different questionnaires were applied through the Google forms platform to each group of subjects, graduates, course coordinators and hub coordinators. After collecting the data and from these, the content analysis was carried out, separating into schemes according to the objectives, originating categories subcategories, and finally, from the content revealed in the meanings, the themes emerged that are: Territorial development; CLEC indicators; UFPel in the centers of activity. The results obtained in this work do not represent all centers and not all graduates of the course, only those subjects who participated in this research. In the Territorial Development theme, it was possible to observe the importance of training in the life of the graduates of the course, their trajectory from childhood to the present day, as well as from the point of view of the Polo and Course Coordinators to analyze through the reports the relevance of the performance of graduates at the centers and their experiences in the communities. The social transformations provided by training, in developing the profession of rural educator, in expanding productive reflective capacity and social empowerment, in preparing for beyond the course, in engaging in practices such as: permanence in the countryside, agroecology, entrepreneurship, tourism rural, to other perspectives that dialogue with the communities in which they live. The course indicators show the importance and scope of the course, which was present in twenty-five municipalities in Rio Grande do Sul, contributing to the formation and growth of graduates, as well as to their performance in local schools, helping to improve educational indexes and pedagogical training for the ideal performance of education in the country. It was a major UFPel project created in the distance education modality through UAB and also reflects the role of education as a basis in territorial development, and of UFPel, as a public institution providing access and free training, providing society with quality services. Although CLEC is extinct at UFPel, the study can serve the other distance education courses of the Institution and the country, as well as the demands of rural people, also reaching spaces geographically not considered as rural, but which bring in their roots a culture from of the rural world.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas AgroindustriaisUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCentro de Ciências Sócio-OrganizacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEducação do campoDesenvolvimento territorialUniversidade Aberta do BrasilCidadaniaTransformação socialLiberdadeAutonomiaRural educationTerritorial developmentOpen University of BrazilCitizenshipSocial transformationFreedomAutonomyContribuição do Curso de Licenciatura em Educação do Campo EaD-UAB da UFPel no Desenvolvimento Territorial dos Polos de Atuação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1262391585074889http://lattes.cnpq.br/0976948866231388Kieling, Francisco dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0438177015374989Corrêa, Luciara BilhalvaMartins, Carla Regina Signoriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdf.txtDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain252787http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8876/6/Dissertacao_Carla%20Regina%20Signorini%20Martins.pdf.txt1c95111eb6652d3e8efae14cc0b8b400MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdf.jpgDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8876/7/Dissertacao_Carla%20Regina%20Signorini%20Martins.pdf.jpg2f487cb880e34a02e00e8c044c9fa5d8MD57open accessORIGINALDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdfDissertacao_Carla Regina Signorini Martins.pdfapplication/pdf1595977http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8876/1/Dissertacao_Carla%20Regina%20Signorini%20Martins.pdf3194f8c0da1b5f82e1183485eb401999MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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