Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morosini, Marília
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felicetti, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841
Resumo: O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantilna educação superior, mais atentamente ao estudante de primeirageração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisabibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suascaracterísticas. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita,dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde –PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013.São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educaçãosuperior do país, destacando o processo de colaboração institucional para aminimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.
id UFPR-4_44ef0acbdf3ae459bef8b118d8a948a4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66841
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantilna educação superior, mais atentamente ao estudante de primeirageração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisabibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suascaracterísticas. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita,dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde –PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013.São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educaçãosuperior do país, destacando o processo de colaboração institucional para aminimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.UFPRMorosini, MaríliaFelicetti, Vera Lucia2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-120Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-120Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-1201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841/39100Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/66841Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
title Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
spellingShingle Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
Morosini, Marília
title_short Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
title_full Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
title_fullStr Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
title_full_unstemmed Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
title_sort Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
author Morosini, Marília
author_facet Morosini, Marília
Felicetti, Vera Lucia
author_role author
author2 Felicetti, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morosini, Marília
Felicetti, Vera Lucia
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantilna educação superior, mais atentamente ao estudante de primeirageração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisabibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suascaracterísticas. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita,dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde –PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013.São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educaçãosuperior do país, destacando o processo de colaboração institucional para aminimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841/39100
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-120
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-120
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 103-120
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989826834366464