The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Renata da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ataíde, Sandra Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.
id UFPR-4_4c4fe88df9e42496577dfe34a4468a76
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/13484
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university contextA afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitárioEducação; Ensino-Aprendizagem;Educação;Ensino-aprendizagem;7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da AprendizagemO presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.This study aimed to investigate how the stance of the teacher in the classroom has implications for the positive learning experience for students, in a class of the 1st period and another of the 3rd period of the Pedagogy Undergraduate Course, at a public university located in the city of Recife-PE. Therefore, we made 4 observations in each of the classes investigated and we also conducted semi-structured interviews with four teachers and eight students –four from each class. We performed a qualitative analysis and the data was organized into two themes, namely: (i) posture of the teacher in the classroom and learning experience for the student, (ii) positive and negative aspects in the affective relationship between teacher-student in classroom. The results showed that when teachers and students contribute to a positive affective relationship, it leads to a positive learning experience. Keywords: Affectivity, university professor-student, teaching-learning.UFPRnenhumaVeras, Renata da SilvaAtaíde, Sandra Patrícia2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/13531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/31005info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/13484Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário
title The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
spellingShingle The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
Veras, Renata da Silva
Educação; Ensino-Aprendizagem;
Educação;Ensino-aprendizagem;
7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
title_short The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
title_full The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
title_fullStr The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
title_full_unstemmed The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
title_sort The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
author Veras, Renata da Silva
author_facet Veras, Renata da Silva
Ataíde, Sandra Patrícia
author_role author
author2 Ataíde, Sandra Patrícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv nenhuma
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Renata da Silva
Ataíde, Sandra Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem;
Educação;Ensino-aprendizagem;
7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
topic Educação; Ensino-Aprendizagem;
Educação;Ensino-aprendizagem;
7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
description O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/13531
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/31005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989829146476544