The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável. |
id |
UFPR-4_4c4fe88df9e42496577dfe34a4468a76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/13484 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university contextA afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitárioEducação; Ensino-Aprendizagem;Educação;Ensino-aprendizagem;7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da AprendizagemO presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.This study aimed to investigate how the stance of the teacher in the classroom has implications for the positive learning experience for students, in a class of the 1st period and another of the 3rd period of the Pedagogy Undergraduate Course, at a public university located in the city of Recife-PE. Therefore, we made 4 observations in each of the classes investigated and we also conducted semi-structured interviews with four teachers and eight students –four from each class. We performed a qualitative analysis and the data was organized into two themes, namely: (i) posture of the teacher in the classroom and learning experience for the student, (ii) positive and negative aspects in the affective relationship between teacher-student in classroom. The results showed that when teachers and students contribute to a positive affective relationship, it leads to a positive learning experience. Keywords: Affectivity, university professor-student, teaching-learning.UFPRnenhumaVeras, Renata da SilvaAtaíde, Sandra Patrícia2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/13531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/31005info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/13484Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário |
title |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
spellingShingle |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context Veras, Renata da Silva Educação; Ensino-Aprendizagem; Educação;Ensino-aprendizagem; 7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
title_short |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
title_full |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
title_fullStr |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
title_full_unstemmed |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
title_sort |
The affection in the teacher-student and their implications for learning in the university context |
author |
Veras, Renata da Silva |
author_facet |
Veras, Renata da Silva Ataíde, Sandra Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Ataíde, Sandra Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
nenhuma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Renata da Silva Ataíde, Sandra Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Educação;Ensino-aprendizagem; 7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Educação;Ensino-aprendizagem; 7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
description |
O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/13531 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13484/31005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 219-235 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1788989829146476544 |