The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Townsend, Cristina Bandeira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Tomazzeti, Elisete Medianeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677
Resumo: O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais.
id UFPR-4_9c6c1dfdac3a4b73a5f3c7d4203951e8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8677
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case studyA mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de casohabitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitusO presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais.This article portrays the development of a research about the way firstyears teachers mobilize knowledge in the teaching practice. The research lineadopted was the one about teachers formation and the methodologicalapproach was qualitative, being this way a case study. The data were collectedthrough questions, interview half-structured, self-biography and oral report,microetnography using video and pedagogical observations of four teachersfrom a philanthropic school, in Santa Maria municipal district, RS, frompreschool up to 4th grade of elementary school. In the research the conceptof habits and knowledge were taken as linked elements, in a dialetic interrelation,in which, the first was understood as mediator element of theknowledge mobilization process by the teachers. From this inter-relation ateachers habitus is formed giving identity, to the educator’s work from thefirst years.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-2211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/6036https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/31439Townsend, Cristina BandeiraTomazzeti, Elisete Medianeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8677Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso
title The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
spellingShingle The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
Townsend, Cristina Bandeira
habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus
title_short The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
title_full The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
title_fullStr The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
title_full_unstemmed The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
title_sort The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
author Townsend, Cristina Bandeira
author_facet Townsend, Cristina Bandeira
Tomazzeti, Elisete Medianeira
author_role author
author2 Tomazzeti, Elisete Medianeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Townsend, Cristina Bandeira
Tomazzeti, Elisete Medianeira
dc.subject.por.fl_str_mv habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus
topic habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus
description O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/6036
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/31439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898109739008