Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Benedita Cruz
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Martins, Lúcia de Araújo Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157
Resumo: Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Mothers’ views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process Abstract This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mother’s views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mother’s participation in her son/daughter’s educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers’ choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development.
id UFPR-4_9dc6685af8e1140a7e1b25d6d5018928
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2157
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Downmães; Síndrome de Down; educação inclusiva; mothers; Down Syndrome; inclusive education. Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Mothers’ views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process Abstract This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mother’s views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mother’s participation in her son/daughter’s educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers’ choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-159Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-159Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-1591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157/1809https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157/31351Macedo, Benedita CruzMartins, Lúcia de Araújo Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2157Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
title Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
spellingShingle Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
Macedo, Benedita Cruz
mães; Síndrome de Down; educação inclusiva; mothers; Down Syndrome; inclusive education.
title_short Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
title_full Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
title_fullStr Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
title_sort Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down
author Macedo, Benedita Cruz
author_facet Macedo, Benedita Cruz
Martins, Lúcia de Araújo Ramos
author_role author
author2 Martins, Lúcia de Araújo Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Benedita Cruz
Martins, Lúcia de Araújo Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv mães; Síndrome de Down; educação inclusiva; mothers; Down Syndrome; inclusive education.
topic mães; Síndrome de Down; educação inclusiva; mothers; Down Syndrome; inclusive education.
description Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Mothers’ views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process Abstract This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mother’s views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mother’s participation in her son/daughter’s educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers’ choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157/1809
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2157/31351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-159
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-159
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 143-159
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989825745944576