Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Basniak, Maria Ivete |
Data de Publicação: |
2016 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Educar em Revista |
Texto Completo: |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42627
|
Resumo: |
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a trajetória do Programa Paraná Digital e alguns de seus resultados em escolas públicas estaduais. Para isso, buscou-se através da metodologia de ciclos de políticas, analisar-se criticamente a política confrontando na análise dos três contextos (contexto da influência, contexto da produção do texto e contexto da prática) dados coletados em diferentes fontes: inserção profissional da pesquisadora, literatura já produzida sobre o tema, e documentos oficiais sobre os programas desenvolvidos no Paraná, acompanhados de entrevistas com os principais atores. Quanto aos resultados do programa, é possível afirmar que houve modificação do ambiente das escolas, com a ampliação de recursos úteis ao trabalho do professor; contribuição para a pesquisa e desenvolvimento de softwares e hardwares. Além disso, contribuiu para a iniciação de muitos professores no uso de equipamentos informáticos em suas aulas, embora tais formações tenham priorizado o uso dos equipamentos sem promover debates sobre as tecnologias na educação. O Programa Paraná Digital produziu resultados positivos, mas não consolidou a inclusão digital de alunos e professores do estado do Paraná. |