A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlovski, Nelem
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65264
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_1b84814236ee1ffaba9a1415243e2b0a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65264
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraOrlovski, Nelem2024-04-08T13:01:05Z2024-04-08T13:01:05Z2014https://hdl.handle.net/1884/65264Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Defesa: Curitiba, 27/02/2014Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem fenomenológica, "O que é isto, ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais?" foi a interrogação orientadora do estudo que sinalizou, já de início, a relevância de dois estudos teóricos: o primeiro voltado a caracterizar as possibilidades para ser professor, mediante análise da legislação, e o segundo enfocando os modos de conceber a formação dos professores, tendo por solo autores que pesquisam o tema e que tem exercido influência nos programas de formação continuada. Avançando na compreensão do tema, buscou-se, também, conhecer "como" o professor dos anos iniciais se percebe sendo professor que ensina conteúdos matemáticos. Para tanto, foi ouvido um grupo de docentes de uma escola municipal de Curitiba que falaram livremente ao serem indagados: "Como o senhor (a) se compreende/percebe professor (a) que ensina matemática nos anos iniciais?". Os depoimentos foram transcritos e analisados fenomenologicamente. Procedeu-se, num primeiro momento, a análise ideográfica, onde foram destacadas as ideias individuais nas falas dos depoentes. Num segundo momento foi realizada a análise nomotética, que revelou quatro categorias abertas à interpretação: Professoralidade; Ser com o aluno; Encontro com o conhecimento matemático; Forma-ação. Essas categorias, que revelam a estrutura do fenômeno pesquisado, foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com o dito pelos professores e com autores que pesquisam sobre o tema. Finalizando, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo, no qual se evidenciou a necessidade do entendimento da formação continuada como uma forma-ação enquanto movimento de constituição humana unificador. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de as licenciaturas em matemática e em pedagogia repensarem a formação matemática dos docentes dos anos iniciais no intuito de valorizar aspectos formativos da matemática situando-na como um bem cultural e uma prática social que faça sentido.Abstract: This research aims to clarify understandings about the phenomenon of being a teacher who teaches math for initial years education. The adopted procedures are supported by qualitative research, assuming, within such a bias, the phenomenological approach, " What is that, being a teacher who teaches math for initial years education?" was the guiding question of the study which signaled, since the beginning, the relevance of two theoretical studies : the first aimed to characterize the chances to become a teacher, through legislative scrutiny, and the second one focuses on the ways of designing teacher training , supported by researchers on the topic has influenced the continuing education programs. Advancing the understanding of the issue, it was also searched to meet "how" the initial years education teachers perceived themselves as math teachers. To that end, it was researched a group of teachers from a public school in Curitiba who spoke freely concerning to the question: "How do you (a) understand/realize the teacher who teaches mathematics for the initial years education? ". The interviews were transcribed and analyzed phenomenologically. Firstly it was realized the ideographic analysis and the individual ideas were highlighted according to the interviewers' statements. Secondly the nomothetic analysis has revealed four open categories for the interpretation to be performed: Being with the student; Professorialism; Being with the student; Meeting the mathematical knowledge; The Education. Such categories, which have revealed the structure of the studied phenomenon, were interpreted taking into account the dialogue among the researcher and the teachers? statements as well as the authors who research the topic. To sum up, it was made a comprehensive synthesis of the study, which demonstrated the need for understanding continuing education as a movement which unifies human constitution. The obtained results also pointed out the need for mathematics degrees and mathematics pedagogy rethink the training of teachers of the initial years education in order to enhance formative aspects of mathematics by situating it as a cultural and meaningful social practice.207f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoA forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NELEM ORLOVSKI.pdfapplication/pdf1929220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65264/1/R%20-%20D%20-%20NELEM%20ORLOVSKI.pdfc52af8765510a8bfe858d0b549c1f3d7MD51open access1884/652642024-04-08 10:01:06.043open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:01:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
spellingShingle A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
Orlovski, Nelem
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_full A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_fullStr A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
title_sort A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
author Orlovski, Nelem
author_facet Orlovski, Nelem
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlovski, Nelem
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65264
url https://hdl.handle.net/1884/65264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65264/1/R%20-%20D%20-%20NELEM%20ORLOVSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c52af8765510a8bfe858d0b549c1f3d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699209849208832