Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, Rosimeire Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53720
Resumo: Orientadora : Ida Hammerschmitt
id UFPR_599c07ca52722990283f3e1a4cc4f172
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53720
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Quintela, Rosimeire MoreiraHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T19:30:57Z2019-11-25T19:30:57Z2016https://hdl.handle.net/1884/53720Orientadora : Ida HammerschmittMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos profissionais envolvidos no aprendizado, sendo imprescindível para o desenvolvimento educacional e efetiva aprendizagem. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de questionário, com o objetivo de abordar como se dá o uso das tecnologias como metodologias que promovem o ensino e a aprendizagem, por parte dos professores.Reforça-se a importância das funções do coordenador pedagógico no ambiente escolar, o qual dentre outras atribuições, tem o papel de orientar o trabalho docente, promover formação e orientações individualizadas à medida em que se fizerem necessárias. Nessa direção, reflete-se sobre o papel do coordenador pedagógico, no uso das tecnologias educacionais nas últimas décadas, que surgem com as mudanças econômicas, políticas, sociais e educacionais desenvolvidas no Brasil, com o objetivo de reduzir a exclusão social e preparar os educandos para o exercício da cidadania.21 p. : il. color.application/pdfOrientadores educacionaisPratica de ensinoTecnologia educacionalAlgumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA.pdfapplication/pdf332368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53720/1/R%20-%20E%20-%20ROSIMEIRE%20MOREIRA%20QUINTELA.pdf03c858d65d14d1060783d0513bdbf68dMD51open access1884/537202019-11-25 16:30:57.98open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53720Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T19:30:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
title Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
spellingShingle Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
Quintela, Rosimeire Moreira
Orientadores educacionais
Pratica de ensino
Tecnologia educacional
title_short Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
title_full Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
title_fullStr Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
title_full_unstemmed Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
title_sort Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
author Quintela, Rosimeire Moreira
author_facet Quintela, Rosimeire Moreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hammerschmitt, Ida
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintela, Rosimeire Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Orientadores educacionais
Pratica de ensino
Tecnologia educacional
topic Orientadores educacionais
Pratica de ensino
Tecnologia educacional
description Orientadora : Ida Hammerschmitt
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T19:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T19:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53720
url https://hdl.handle.net/1884/53720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53720/1/R%20-%20E%20-%20ROSIMEIRE%20MOREIRA%20QUINTELA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03c858d65d14d1060783d0513bdbf68d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699075341025280