Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53720 |
Resumo: | Orientadora : Ida Hammerschmitt |
id |
UFPR_599c07ca52722990283f3e1a4cc4f172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53720 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Quintela, Rosimeire MoreiraHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T19:30:57Z2019-11-25T19:30:57Z2016https://hdl.handle.net/1884/53720Orientadora : Ida HammerschmittMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos profissionais envolvidos no aprendizado, sendo imprescindível para o desenvolvimento educacional e efetiva aprendizagem. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de questionário, com o objetivo de abordar como se dá o uso das tecnologias como metodologias que promovem o ensino e a aprendizagem, por parte dos professores.Reforça-se a importância das funções do coordenador pedagógico no ambiente escolar, o qual dentre outras atribuições, tem o papel de orientar o trabalho docente, promover formação e orientações individualizadas à medida em que se fizerem necessárias. Nessa direção, reflete-se sobre o papel do coordenador pedagógico, no uso das tecnologias educacionais nas últimas décadas, que surgem com as mudanças econômicas, políticas, sociais e educacionais desenvolvidas no Brasil, com o objetivo de reduzir a exclusão social e preparar os educandos para o exercício da cidadania.21 p. : il. color.application/pdfOrientadores educacionaisPratica de ensinoTecnologia educacionalAlgumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA.pdfapplication/pdf332368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53720/1/R%20-%20E%20-%20ROSIMEIRE%20MOREIRA%20QUINTELA.pdf03c858d65d14d1060783d0513bdbf68dMD51open access1884/537202019-11-25 16:30:57.98open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53720Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T19:30:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
title |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
spellingShingle |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente Quintela, Rosimeire Moreira Orientadores educacionais Pratica de ensino Tecnologia educacional |
title_short |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
title_full |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
title_fullStr |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
title_full_unstemmed |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
title_sort |
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente |
author |
Quintela, Rosimeire Moreira |
author_facet |
Quintela, Rosimeire Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Hammerschmitt, Ida Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintela, Rosimeire Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientadores educacionais Pratica de ensino Tecnologia educacional |
topic |
Orientadores educacionais Pratica de ensino Tecnologia educacional |
description |
Orientadora : Ida Hammerschmitt |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T19:30:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T19:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53720 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 p. : il. color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53720/1/R%20-%20E%20-%20ROSIMEIRE%20MOREIRA%20QUINTELA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03c858d65d14d1060783d0513bdbf68d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699075341025280 |