A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53350
Resumo: Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes
id UFPR_dfac68a9056262b9a42b7bedde12536e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53350
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, MarceloLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-20T12:34:30Z2019-11-20T12:34:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53350Orientadora : Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com os professores do Colégio Estadual Costa Viana, sobre a importância da presença do pedagogo como sendo principal referência no sentido de potencializar a ação docente. Com os resultados constatou-se o mal uso da hora atividade da parte dos docentes devido a atuação muitas vezes equivocada da parte do pedagogo no sentido de não priorizar a gestão do espaço e do tempo da hora atividade; desta forma, fica evidenciado que para atingir os seus objetivos, a escola necessita da união entre as funções pedagógicas e docentes, ou seja, a postura do pedagogo diante do desafio de gerir a hora atividade dos professores deve contrariar as expectativas de muitos docentes, priorizando agir com objetividade e profissionalismo, realizando o que é inerente a sua função e assim promover no espaço escolar não só o planejamento, mas também um ambiente de formação continuada como uma meta a ser atingida e assim fazer jus a conquista da hora atividade24 p.application/pdfPratica de ensinoOrientadores educacionaisA importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCELO FERREIRA.pdfapplication/pdf617809https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53350/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20FERREIRA.pdffd29389d7f20b94e4436a9905b4f07f2MD51open access1884/533502019-11-20 09:34:30.631open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T12:34:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
title A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
spellingShingle A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
Ferreira, Marcelo
Pratica de ensino
Orientadores educacionais
title_short A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
title_full A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
title_fullStr A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
title_full_unstemmed A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
title_sort A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
author Ferreira, Marcelo
author_facet Ferreira, Marcelo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Jandicleide Evangelista
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica de ensino
Orientadores educacionais
topic Pratica de ensino
Orientadores educacionais
description Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T12:34:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T12:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53350
url https://hdl.handle.net/1884/53350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53350/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd29389d7f20b94e4436a9905b4f07f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699164738420736