Os valores na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaine, Maria Cecília Busnardo
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74920
Resumo: Orientadora: Lilian Anna Wachowicz
id UFPR_5a159de59aa1014af19e2e2153f278b6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74920
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vaine, Maria Cecília BusnardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWachowicz, Lilian Anna, 1939-2022-04-08T16:57:26Z2022-04-08T16:57:26Z1987https://hdl.handle.net/1884/74920Orientadora: Lilian Anna WachowiczDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoResumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam toda a filosofia da educação. A partir de estudos, pesquisas, relatórios de encontros sobre a formação do professor, o trabalho busca fundamentação teórica em estudos axiológicos, considerando que a melhoria da qualidade do ensino de 1ª a 4ª series deve iniciar pela atualização dos valores e da filosofia dos cursos de formação de professores. Isto se concretiza ao final da tese, quando da elaboração de uma proposta curricular completa para um novo curso de Magistério em 4 séries, cuja linha mestra é EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, o que inclui a dimensão social, política e trabalhista da profissão Magistério. A filosofia da proposta está baseada nos estudos sobre valores feitos nos capítulos iniciais, e dá ênfase a formação da consciência social do professor, tão importante quanto a sua formação pedagógica. Além da filosofia, constam da proposta os objetivos do curso, as linhas básicas de ação didáticopedagógica, a metodologia, a avaliação e a grade curricular. São feitas considerações sobre educação geral e formação especial, proposição para estágio supervisionado e prática de ensino, definindo, ainda, a terminalidade do curso. A proposta destina-se à sua implantação, em caráter experimental, no Instituto de Educação do Paraná.Abstract: The main aspect focused in this thesis relate to the problem of values in education and, in special, the upgrading of teachers. Starting from studies, research works and meeting reports on the subject, the document seeks a theoretical base in axiologic studies, taking into account the fact that the improvement of basic education must be initiated with the updating of values and educational philosophy of teachers preparation courses. This is made clear at the end of the thesis with the elaboration of a complete curricular proposal for a new four years teacher preparation course having, as its main line the perspective EDUCATION FOR THE PEDAGOGIC WORK, which includes the social, political and working dimension of teaching profession. The philosophy of the proposal is based on studies of values made in the initial chapters and places emphasis on the formation of the social conscience of teachers, a truth that is as important as their pedagogical background. Besides the philosophy, the proposal also reflects the course objectives,the basic lines of didatic-pedagogical action, the course methodology, evaluation and syllabus. Considerations are also made about general education and special formation, as well as a proposition is presented for a supervised training program and teaching practice. The proposal is aimed to be implemented on an experimental basis at Instituto de Educação do Paraná.140 f.application/pdfRedação acadêmicaProfessores - FormaçãoEducaçãoOs valores na formação do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARIA CECILIA BUSNARDO VAINE.pdfapplication/pdf5148729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74920/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20CECILIA%20BUSNARDO%20VAINE.pdf41c44e867382f27c723cb1d4d22343b1MD51open access1884/749202022-04-08 13:57:26.788open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74920Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-08T16:57:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os valores na formação do professor
title Os valores na formação do professor
spellingShingle Os valores na formação do professor
Vaine, Maria Cecília Busnardo
Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação
title_short Os valores na formação do professor
title_full Os valores na formação do professor
title_fullStr Os valores na formação do professor
title_full_unstemmed Os valores na formação do professor
title_sort Os valores na formação do professor
author Vaine, Maria Cecília Busnardo
author_facet Vaine, Maria Cecília Busnardo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaine, Maria Cecília Busnardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wachowicz, Lilian Anna, 1939-
contributor_str_mv Wachowicz, Lilian Anna, 1939-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação
topic Redação acadêmica
Professores - Formação
Educação
description Orientadora: Lilian Anna Wachowicz
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-08T16:57:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-08T16:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74920
url https://hdl.handle.net/1884/74920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74920/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20CECILIA%20BUSNARDO%20VAINE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41c44e867382f27c723cb1d4d22343b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860821988409344