A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sigwalt, Carmen Sá Brito
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75151
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Faraco
id UFPR_79fb8403a6559aa26d3e5a9b550e4ebd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75151
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaraco, Carlos Alberto, 1950-Sigwalt, Carmen Sá Brito2022-11-17T18:40:23Z2022-11-17T18:40:23Z1993https://hdl.handle.net/1884/75151Orientador: Carlos Alberto FaracoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoInclui notasResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como vem se dando a habilitação dos professores que atuarão como alfabetizadores. Na primeira parte destacaremos a necessidade da compreensão da educação como expressão de um determinado momento da História, bem como a compreensão do homem nessa perspectiva, para então tecer considerações sobre o processo de aquisição da linguagem escrita. desde a Antiguidade até os nossos dias. Tais abordagens partem do pressuposto de que as questões educacionais são particularidades de uma questão maior, não podendo, portanto, ser discutidas isoladamente. Na segunda parte do trabalho procuraremos analisar a formação do professor alfabetizador a partir de um aparente avanço, ou seja, da destinação de carga horária própria para uma disciplina que trata da Alfabetização nos currículos do curso de Magistério. Serão analisados os conteúdos desenvolvidos, evidenciando as concepções de alfabetização, de linguagem, de ensino e de aprendizagem às quais os mesmos estão atrelados. A partir da crítica dos conteúdos, desenvolvidos, apontaremos algumas questões a serem consideradas no processo de formação de alfabetizadores, mostrando que esta formação vai além da discutida questão "competência técnica versus compromisso político", mas que exige fundamentalmente competência teórica. Em síntese, procuraremos mostrar que a educação que temos retrata o momento que estamos vivendo na sociedade, apontando, possibilidades limitadas de reversão deste quadro.Abstract: This work aims at investigating the process of training literacy educators. Part I focuses on education as the expression of a period in history, picturing man within this perspective. It discusses the reading and writing learning process from Ancient history to the present. This approach is based on the assumption that issues in education are part of a major debate and should not be dealt with separately. Part II analyses the process of training elementary school teachers by investigating the syllabuses of classes designed for the teaching of reading and writing, as well as trying to bring about the principles underlying the notions of language, teaching, and learning which are present in them. It finally tries to point out that the training of literacy educators goes beyond the so called "technical competence versus political commitment" requiring basically theoretical competence.[186] f. : il. ; 30 cm.application/pdfProfessores - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - CARMEN SA BRITO SIGWALT .pdfapplication/pdf82797404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75151/1/D%20-%20D%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT%20.pdf4d089141c8576a48773c1410865fc30cMD51open access1884/751512022-11-17 15:40:23.115open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75151Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T18:40:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
title A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
spellingShingle A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
Sigwalt, Carmen Sá Brito
Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
title_short A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
title_full A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
title_fullStr A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
title_full_unstemmed A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
title_sort A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
author Sigwalt, Carmen Sá Brito
author_facet Sigwalt, Carmen Sá Brito
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faraco, Carlos Alberto, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Sigwalt, Carmen Sá Brito
contributor_str_mv Faraco, Carlos Alberto, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
topic Professores - Formação
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Carlos Alberto Faraco
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-17T18:40:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-17T18:40:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75151
url https://hdl.handle.net/1884/75151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [186] f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75151/1/D%20-%20D%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d089141c8576a48773c1410865fc30c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860907994710016