Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzolin, Janaína Seguin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/35344
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
id UFPR_61fc96f818f68c1c2ad744382a18a643
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35344
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Franzolin, Janaína SeguinToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2018-06-26T20:03:38Z2018-06-26T20:03:38Z2011http://hdl.handle.net/1884/35344Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/02/2011Bibliografia: fls. 117-128Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Esta dissertação aborda o tema estratégia de posicionamento de marca, enfocando a formulação e a implementação da estratégia de posicionamento de marca. Por meio de estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa e exploratória, investiga fatores organizacionais do processo de formação estratégica em marketing, bem como verifica a medição de seus resultados em Instituições de Ensino Superior Privadas de Curitiba, PR. Tendo como base os modelos de formação de estratégia de marketing de Menon et al. (1999), Noble e Mokwa (1999) e Sashittal e Jassawalla (2001) o estudo se concentra em dois casos representativos da educação superior privada local. A análise dos resultados demonstrou que o processo de formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca, nas instituições estudadas, ocorre de forma simultânea e não-linear, compartilhando das visões de diferentes áreas organizacionais e níveis hierárquicos distintos. As etapas do processo não seguem uma única das abordagens estratégicas de Minstzberg, Ahlstrand e Lampel (2006) para a consolidação do seu processo, sendo uma compilação de visões prescritivas e descritivas, com ênfase nas escolas de design, posicionamento, empreendedora e aprendizado. Traz também contribuições para a teoria de estratégia no que tange o acompanhamento sistemático da estratégia de posicionamento de marca durante toda a sua implementação, a partir da realidade do país.Abstract: This thesis addresses the topic of brand positioning strategy, focusing on strategy formulation and implementation of brand positioning. Through multiple case study is qualitative and exploratory investigation of organizational factors in the process of forming strategic marketing as well as checks the measurement results in Private Higher Education Institutions of Curitiba, Brazil. Based on the models for marketing strategy Menon et al. (1999), Noble and Mokwa (1999) and Sashittal and Jassawalla (2001) the study focuses on two representative cases of private higher education place. The results showed that the process of formulating and implementing strategies for brand positioning, in the institutions studied, occurs simultaneously and in a non-linear way, sharing the views of different organizational areas and different hierarchical levels. The stages do not follow just one of the strategic approaches of Minstzberg, Ahlstrand and Lampel (2006) for consolidating the process, being a compilation of views prescriptive and descriptive, with emphasis on schools of design, positioning, entrepreneurial and learning. It also brings contributions to the theory of strategy regarding the systematic monitoring of the strategy of brand positioning throughout its implementation, from the reality of the country.131f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarcas comerciais - Universidades e faculdades particularesMarketing - Universidades e faculdades particularesMarketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdadesTesesAdministraçãoFormulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdfapplication/pdf1761834https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf296c93d90f6de2f5f7d990c06cbf5427MD51open accessTEXTR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain260212https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.txta7be044ce86b90d199b4c58ab361130dMD52open accessTHUMBNAILR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.jpg99c1052c309f8cd81b99cd531b383978MD53open access1884/353442018-06-26 17:03:38.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-06-26T20:03:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
title Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
spellingShingle Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
Franzolin, Janaína Seguin
Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades
Teses
Administração
title_short Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
title_full Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
title_fullStr Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
title_full_unstemmed Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
title_sort Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
author Franzolin, Janaína Seguin
author_facet Franzolin, Janaína Seguin
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzolin, Janaína Seguin
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades
Teses
Administração
topic Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Universidades e faculdades particulares
Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades
Teses
Administração
description Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-26T20:03:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-26T20:03:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/35344
url http://hdl.handle.net/1884/35344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 296c93d90f6de2f5f7d990c06cbf5427
a7be044ce86b90d199b4c58ab361130d
99c1052c309f8cd81b99cd531b383978
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699187841695744