Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, José Nunes Santa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.
id UFSC_0c279fd8c6be7eea60d0a4094287da17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92518
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaria, José Nunes SantaCardoso, Olga Regina2012-10-24T09:39:27Z2012-10-24T09:39:27Z2012-10-24T09:39:27Z275538http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.Considerando a importância cada vez maior da educação como base para o crescimento sustentável das nações, o presente estudo parte do seguinte questionamento: como as modernas técnicas e ferramentas do marketing de relacionamento poderiam otimizar a relação de instituições de ensino superior com seus stakeholders - discentes, docentes, sociedade e empresas? Para responder a essa questão, propõe-se estruturar propostas estratégicas de marketing de relacionamento voltadas a instituições de ensino superior privadas, que impactem nos principais stakeholders das organizações. Para tanto, o desenho metodológico proposto prevê uma revisão bibliográfica que deu a base teórica para o estudo, uma pesquisa qualitativa (com uso de focus group) que serviu de base para uma outra pesquisa, desta vez quantitativa. Utilizou-se questionário estruturado e não disfarçado, tendo como população as instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre, totalizando vinte e oito organizações. A coleta de dados foi feita pelo próprio pesquisador, junto aos dirigentes dessas instituições. No tratamento dos dados foi usado o software Sphin x Brasil. Nas conclusões, constata-se que ainda é precário o uso de ferramentas de marketing de relacionamento por parte das instituições de ensino superior por dois motivos principais: falta cultura de marketing nas organizações e pessoal qualificado para implementar as estratégias de marketing de relacionamento.143 f.| il., grafs., tabs.porEngenharia de produçãoMarketing de relacionamentoUniversidades e faculdades particularesPorto Alegre (RS)Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL275538.pdfapplication/pdf2790901https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/1/275538.pdf65657df95619ca522f946d42f0518319MD51TEXT275538.pdf.txt275538.pdf.txtExtracted Texttext/plain250512https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/2/275538.pdf.txt3de7f0658d4189279153d6993f9db074MD52THUMBNAIL275538.pdf.jpg275538.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg811https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/3/275538.pdf.jpg40edab7d3370a685f3693de88fea7efbMD53123456789/925182013-05-05 08:33:38.483oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:33:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
title Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
spellingShingle Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
Maria, José Nunes Santa
Engenharia de produção
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades particulares
Porto Alegre (RS)
title_short Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
title_full Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
title_fullStr Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
title_sort Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
author Maria, José Nunes Santa
author_facet Maria, José Nunes Santa
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, José Nunes Santa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Olga Regina
contributor_str_mv Cardoso, Olga Regina
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades particulares
Porto Alegre (RS)
topic Engenharia de produção
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades particulares
Porto Alegre (RS)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T09:39:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T09:39:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T09:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 275538
identifier_str_mv 275538
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/1/275538.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/2/275538.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/3/275538.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65657df95619ca522f946d42f0518319
3de7f0658d4189279153d6993f9db074
40edab7d3370a685f3693de88fea7efb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805231676424192