Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. |
id |
UFSC_0c279fd8c6be7eea60d0a4094287da17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92518 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMaria, José Nunes SantaCardoso, Olga Regina2012-10-24T09:39:27Z2012-10-24T09:39:27Z2012-10-24T09:39:27Z275538http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009.Considerando a importância cada vez maior da educação como base para o crescimento sustentável das nações, o presente estudo parte do seguinte questionamento: como as modernas técnicas e ferramentas do marketing de relacionamento poderiam otimizar a relação de instituições de ensino superior com seus stakeholders - discentes, docentes, sociedade e empresas? Para responder a essa questão, propõe-se estruturar propostas estratégicas de marketing de relacionamento voltadas a instituições de ensino superior privadas, que impactem nos principais stakeholders das organizações. Para tanto, o desenho metodológico proposto prevê uma revisão bibliográfica que deu a base teórica para o estudo, uma pesquisa qualitativa (com uso de focus group) que serviu de base para uma outra pesquisa, desta vez quantitativa. Utilizou-se questionário estruturado e não disfarçado, tendo como população as instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre, totalizando vinte e oito organizações. A coleta de dados foi feita pelo próprio pesquisador, junto aos dirigentes dessas instituições. No tratamento dos dados foi usado o software Sphin x Brasil. Nas conclusões, constata-se que ainda é precário o uso de ferramentas de marketing de relacionamento por parte das instituições de ensino superior por dois motivos principais: falta cultura de marketing nas organizações e pessoal qualificado para implementar as estratégias de marketing de relacionamento.143 f.| il., grafs., tabs.porEngenharia de produçãoMarketing de relacionamentoUniversidades e faculdades particularesPorto Alegre (RS)Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL275538.pdfapplication/pdf2790901https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/1/275538.pdf65657df95619ca522f946d42f0518319MD51TEXT275538.pdf.txt275538.pdf.txtExtracted Texttext/plain250512https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/2/275538.pdf.txt3de7f0658d4189279153d6993f9db074MD52THUMBNAIL275538.pdf.jpg275538.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg811https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/3/275538.pdf.jpg40edab7d3370a685f3693de88fea7efbMD53123456789/925182013-05-05 08:33:38.483oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:33:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
title |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS Maria, José Nunes Santa Engenharia de produção Marketing de relacionamento Universidades e faculdades particulares Porto Alegre (RS) |
title_short |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
title_full |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
title_sort |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
author |
Maria, José Nunes Santa |
author_facet |
Maria, José Nunes Santa |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria, José Nunes Santa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Olga Regina |
contributor_str_mv |
Cardoso, Olga Regina |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Marketing de relacionamento Universidades e faculdades particulares Porto Alegre (RS) |
topic |
Engenharia de produção Marketing de relacionamento Universidades e faculdades particulares Porto Alegre (RS) |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T09:39:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T09:39:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-24T09:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
275538 |
identifier_str_mv |
275538 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143 f.| il., grafs., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/1/275538.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/2/275538.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92518/3/275538.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65657df95619ca522f946d42f0518319 3de7f0658d4189279153d6993f9db074 40edab7d3370a685f3693de88fea7efb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805231676424192 |