Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caron, Carlos Roberto, 1969-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32957
Resumo: Orientadora: Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_708f8fb88edb2c7c28fdf8a2fc191b27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32957
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Caron, Carlos Roberto, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBolsanello, Maria Augusta, 1948-2022-08-16T18:58:27Z2022-08-16T18:58:27Z2004https://hdl.handle.net/1884/32957Orientadora: Maria Augusta BolsanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa investiga as concepções de alunos de um curso de medicina sobre sua aprendizagem na disciplina de semiologia médica, onde é adotada uma adaptação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em uma perspectiva construtivista piagetiana. A investigação ocorreu por meio de questionário aplicado a quarenta e quatro alunos desta disciplina. Após análise qualitativa dos dados observa que os alunos: a) concebem o ensino problematizado da semiologia médica, em pequenos grupos, como sendo um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento; b) enfatizam a "quebra" do distanciamento hierárquico entre professor e aluno, o que aumenta a interação e troca de informações entre ambos; c) apontam também uma maior interação entre os colegas e evidenciam a existência de maior controle disciplinar do aluno pelo grupo; d) consideram a utilização de casos clínicos como facilitadora do estabelecimento de relações entre as diferentes hipóteses diagnósticas pertinentes ao problema em estudo, ativando e integrando os conhecimentos prévios, referentes às diferentes áreas do conhecimento médico; e) entendem que o conteúdo das aulas é direcionado e aprofundado conforme as necessidades manifestadas pelas dúvidas que surgem e que, quando expostas para debate, expandem os conteúdos abordados; f) apontam que o ensino tradicional não facilita a interação grupal, englobando o professor, os alunos e o próprio conteúdo abordado; g) salientam, contudo, que o ensino em pequenos grupos elicia uma abrangência teórica, que pode fragmentar e descontextualizar o conhecimento, mas evidenciam a necessidade do aporte teórico associado à problematização do caso clínico. Conclui propondo que o ensino em pequenos grupos seja estendido para outras disciplinas do curso médico em face do seu papel facilitador da aprendizagem. Evidencia a necessidade de um maior aporte teórico nas discussões de casos clínicos. Sugere a necessidade de formação teórica sólida de professores nesta abordagem de ensino, numa perspectiva do construtivismo piagetiano.Abstract: This research investigates the conceptions of medical students of a medicine course on its learning on physical diagnosis, where an adaptation of the method of Problem Based Learning (PBL) was adopted in a piagetian constructivist perspective. The inquiry occurred by means of a questionnaire applied to forty four students of this discipline. After qualitative analysis of the data was observed that the students: a) conceives the education based on problems in physical diagnosis in small groups, as being a facilitator of the education process and learning, making possible the construction of the knowledge; b) emphasizes the "breaking" of the hierarchic distance between professor and student, what increases the interaction and exchange of information between both of them; c) also points a bigger interaction between the colleagues and evidences the existence of bigger control to discipline of the student for the group; d) considers the use of clinical cases as facilitator to establish relations between the different pertinent diagnostic hypotheses to the problem in study, activating and integrating the previous knowledge pertinent to the different areas of the medical knowledge; e) understands that the content of the lessons is directed and deepened to the necessities revealed in the doubts that appear and that when displayed for debate, they expand the boarded contents; f) points that traditional education does not facilitate the group interaction among the professor, the students and the proper boarded content; g) points out, however, that education in small groups needs a comprehensive theoretical approach, because it can break up the context of the knowledge. It concludes considering that education in small groups should be extended for others disciplines of the medical course in face of its facilitation in the medical learning. It evidences the necessity of a greater theoretical approach in the quarrels of clinical cases. It suggests the necessity of solid theoretical formation of professors who teaches with problematization methods, in a piagetian constructivism perspective.iv, 100 f.application/pdfDisponível em formato digital.Piaget, Jean, 1896-1980Construtivismo (Educação)Medicina - Conhecimentos e aprendizagemGrupos sociaisRedação acadêmicaEducaçãoAprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLOS ROBERTO CARON.pdfapplication/pdf389004https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf3b0e9ab3e0657eda03015a7e0add981eMD51open accessTEXTR - D - CARLOS ROBERTO CARON.pdf.txtExtracted Texttext/plain213258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/2/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf.txtd8dff8d3d2f9568fbd664f209000c883MD52open accessTHUMBNAILR - D - CARLOS ROBERTO CARON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/3/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf.jpge4298355c503e9ba8a284bd5e77caf87MD53open access1884/329572022-08-16 15:58:27.151open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32957Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T18:58:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
title Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
spellingShingle Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
Caron, Carlos Roberto, 1969-
Piaget, Jean, 1896-1980
Construtivismo (Educação)
Medicina - Conhecimentos e aprendizagem
Grupos sociais
Redação acadêmica
Educação
title_short Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
title_full Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
title_fullStr Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
title_full_unstemmed Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
title_sort Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
author Caron, Carlos Roberto, 1969-
author_facet Caron, Carlos Roberto, 1969-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Caron, Carlos Roberto, 1969-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta, 1948-
contributor_str_mv Bolsanello, Maria Augusta, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Construtivismo (Educação)
Medicina - Conhecimentos e aprendizagem
Grupos sociais
Redação acadêmica
Educação
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Construtivismo (Educação)
Medicina - Conhecimentos e aprendizagem
Grupos sociais
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T18:58:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T18:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32957
url https://hdl.handle.net/1884/32957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 100 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/1/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/2/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32957/3/R%20-%20D%20-%20CARLOS%20ROBERTO%20CARON.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b0e9ab3e0657eda03015a7e0add981e
d8dff8d3d2f9568fbd664f209000c883
e4298355c503e9ba8a284bd5e77caf87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699175896317952