A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marty, Melissa Wallbach
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53377
Resumo: Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa
id UFPR_70ae14221875a993723b50aa3ddeb14a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53377
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marty, Melissa WallbachCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-20T16:30:30Z2019-11-20T16:30:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53377Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Considerando a realidade da educação no Brasil, o presente artigo aponta o trabalho realizado pelo pedagogo gestor em escolas no município de Pinhais/PR que evidenciaram resultados satisfatórios nas avaliações do IDEB. O objetivo do trabalho é ver em que medida o trabalho do pedagogo, embasado na gestão democrática de ensino pode impactar nas avaliações. As avaliações em larga escala vêm se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo. Esse tipo de avaliação busca determinar o que um grupo tem de conhecimentos adquiridos. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre eles destacando-se Paro (2002), que contribui com temas relevantes para a discussão da democratização da gestão das unidades escolares a partir da análise dos artigos da LDB/96. O estudo tem como campo empírico a realidade de duas escolas municipais de Pinhais com resultados opostos no IDEB de 2013. Seguindo-se os critérios propostos por Paro (2000), a análise evidenciou que é de extrema importância o papel do pedagogo no resultado positivo do IDEB e que quanto mais democrática a gestão escolar se configura, melhores os resultados alcançados nas avaliações.28 p.application/pdfOrientadores educacionaisAvaliação educacionalA importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MELISSA WALLBACH MARTY.pdfapplication/pdf413002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53377/1/R%20-%20E%20-%20MELISSA%20WALLBACH%20MARTY.pdf2da265637db2fb195234e6e2532825a3MD51open access1884/533772019-11-20 13:30:30.501open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T16:30:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
title A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
spellingShingle A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
Marty, Melissa Wallbach
Orientadores educacionais
Avaliação educacional
title_short A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
title_full A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
title_fullStr A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
title_full_unstemmed A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
title_sort A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
author Marty, Melissa Wallbach
author_facet Marty, Melissa Wallbach
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Corrêa, Vanisse Simone Alves
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Marty, Melissa Wallbach
dc.subject.por.fl_str_mv Orientadores educacionais
Avaliação educacional
topic Orientadores educacionais
Avaliação educacional
description Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T16:30:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T16:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53377
url https://hdl.handle.net/1884/53377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53377/1/R%20-%20E%20-%20MELISSA%20WALLBACH%20MARTY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da265637db2fb195234e6e2532825a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699120384704512