A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53377 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa |
id |
UFPR_70ae14221875a993723b50aa3ddeb14a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53377 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marty, Melissa WallbachCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-20T16:30:30Z2019-11-20T16:30:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53377Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Considerando a realidade da educação no Brasil, o presente artigo aponta o trabalho realizado pelo pedagogo gestor em escolas no município de Pinhais/PR que evidenciaram resultados satisfatórios nas avaliações do IDEB. O objetivo do trabalho é ver em que medida o trabalho do pedagogo, embasado na gestão democrática de ensino pode impactar nas avaliações. As avaliações em larga escala vêm se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo. Esse tipo de avaliação busca determinar o que um grupo tem de conhecimentos adquiridos. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre eles destacando-se Paro (2002), que contribui com temas relevantes para a discussão da democratização da gestão das unidades escolares a partir da análise dos artigos da LDB/96. O estudo tem como campo empírico a realidade de duas escolas municipais de Pinhais com resultados opostos no IDEB de 2013. Seguindo-se os critérios propostos por Paro (2000), a análise evidenciou que é de extrema importância o papel do pedagogo no resultado positivo do IDEB e que quanto mais democrática a gestão escolar se configura, melhores os resultados alcançados nas avaliações.28 p.application/pdfOrientadores educacionaisAvaliação educacionalA importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MELISSA WALLBACH MARTY.pdfapplication/pdf413002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53377/1/R%20-%20E%20-%20MELISSA%20WALLBACH%20MARTY.pdf2da265637db2fb195234e6e2532825a3MD51open access1884/533772019-11-20 13:30:30.501open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T16:30:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
title |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
spellingShingle |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação Marty, Melissa Wallbach Orientadores educacionais Avaliação educacional |
title_short |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
title_full |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
title_fullStr |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
title_sort |
A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação |
author |
Marty, Melissa Wallbach |
author_facet |
Marty, Melissa Wallbach |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Vanisse Simone Alves Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marty, Melissa Wallbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientadores educacionais Avaliação educacional |
topic |
Orientadores educacionais Avaliação educacional |
description |
Orientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-20T16:30:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-20T16:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53377 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53377/1/R%20-%20E%20-%20MELISSA%20WALLBACH%20MARTY.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2da265637db2fb195234e6e2532825a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699120384704512 |