A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Priscilla
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80182
Resumo: Orientador: Ernesto Jacob Keim
id UFPR_80f16a308655f950948e2534bf9b5c3f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80182
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarKeim, Ernesto Jacob, 1947-Sodré, Priscilla2022-11-22T23:29:57Z2022-11-22T23:29:57Z2019https://hdl.handle.net/1884/80182Orientador: Ernesto Jacob KeimMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo: O presente trabalho aborda o contexto histórico, os valores e as diferentes interpretações possíveis, da Educação voltada para a Dignidade da Vida quando a desenvolvemos com base na Fenomenologia Goethiana. Essa posição referenda postura investigativa e científica que possibilita abordagem que valoriza tanto a subjetividade como a objetividade, ao transcender a dimensão de materialidade com que habitualmente são tratadas as questões educativas. Essa proposta tem o foco referencial na postura de como o pesquisador atua nos processos investigativos, e o educador nos processos educativos, modificando-se e tornando-se capaz de descobertas e compreensões diferentes das já existentes. Essa abordagem, desenvolvida inicialmente por Rudolf Steiner, a partir da organização dos arquivos do legado quase centenário de Friedrich Schiller e de Johann Wolfgang von Goethe no final o século XVIII e início do século XIX, referenciando essas mudanças como sendo metamorfose. Dessa forma, nas pesquisas na educação, o resultado objetivo se caracteriza como um plano secundário, de forma que a metamorfose que ocorre no contexto da ciência e da educação, é atribuída na medida em que ativa a atenção sobre os sentidos e sobre o aprimoramento das interações, das percepções, e da sintonia com os ritmos que se estabelecem entre o pesquisador/educador e o que está sendo tratado. Esse conjunto: intensificação, sensibilização e ritmo, se revelam por meio da expressão alemã Steigerung. No decorrer da Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar realizada na Universidade Federal do Paraná, setor litoral, identifiquei que minhas percepções se alteravam, e associei essa constatação a mudanças de sentidos, os quais identifiquei como Metamorfose sofridas. Assim, neste texto, aponto esse processo em minha história de vida. Ao aprimorar a subjetividade através da investigação fenomenológica com base em Goethe, cuja concepção abriu um modo de relação do ser humano com o mundo, pois abre a visão que cada exemplo da natureza é um análogo com o fenômeno da vida e que capacita a permissão para que a essência do ser natural se expresse em metamorfoses, as quais se caracterizam como mudanças estruturais sem retorno à condição anterior. Cabe destacar que este texto se referência nos estudos e pesquisas realizados por Ernesto Jacob Keim da UFPR e Jonas Bach Jr. da UFTM, os quais desenvolvem pesquisas teóricas e aplicações práticas da Fenomenologia Goethiana em diferentes contextos pedagógico-didáticos.1 recurso online (26 p.) : PDF.application/pdfGoethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832Educação - FilosofiaFenomenologiaA educação como postura de metamorfose para a vida com dignidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - PRISCILLA SODRE.pdfapplication/pdf642545https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80182/1/R%20-%20E%20-%20PRISCILLA%20SODRE.pdff1d8ac9ba36fd77f61271f0ac4350025MD51open access1884/801822022-11-22 20:29:57.887open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-22T23:29:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
title A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
spellingShingle A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
Sodré, Priscilla
Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Educação - Filosofia
Fenomenologia
title_short A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
title_full A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
title_fullStr A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
title_full_unstemmed A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
title_sort A educação como postura de metamorfose para a vida com dignidade
author Sodré, Priscilla
author_facet Sodré, Priscilla
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Priscilla
contributor_str_mv Keim, Ernesto Jacob, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Educação - Filosofia
Fenomenologia
topic Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832
Educação - Filosofia
Fenomenologia
description Orientador: Ernesto Jacob Keim
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-22T23:29:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-22T23:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80182
url https://hdl.handle.net/1884/80182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (26 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80182/1/R%20-%20E%20-%20PRISCILLA%20SODRE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1d8ac9ba36fd77f61271f0ac4350025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698993778589696