Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Aline Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573
Resumo: A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira, não tem sido de fato trabalhada nas escolas da educação básica, tanto públicas quanto privadas. O objetivo deste artigo é analisar a importância da legislação educacional sobre as questões étnicorraciais. Em seguida, apontar alguns desafios existentes na implementação de um currículo antirracista no Brasil.
id UFRB-2_cfe4551e154c22218bcfcdd98393ee3e
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2573
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no BrasilLegislação. Educação. Currículo. Antirracismo.A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira, não tem sido de fato trabalhada nas escolas da educação básica, tanto públicas quanto privadas. O objetivo deste artigo é analisar a importância da legislação educacional sobre as questões étnicorraciais. Em seguida, apontar alguns desafios existentes na implementação de um currículo antirracista no Brasil.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 273-2832317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573/1458Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Aline Nunes 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2573Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
title Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
spellingShingle Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
Rangel, Aline Nunes
Legislação. Educação. Currículo. Antirracismo.
title_short Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
title_full Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
title_fullStr Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
title_full_unstemmed Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
title_sort Legislação educacional e a questão étnico-racial: desafios para uma Educação antirracista no Brasil
author Rangel, Aline Nunes
author_facet Rangel, Aline Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Aline Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Legislação. Educação. Currículo. Antirracismo.
topic Legislação. Educação. Currículo. Antirracismo.
description A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatória o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira, não tem sido de fato trabalhada nas escolas da educação básica, tanto públicas quanto privadas. O objetivo deste artigo é analisar a importância da legislação educacional sobre as questões étnicorraciais. Em seguida, apontar alguns desafios existentes na implementação de um currículo antirracista no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2573/1458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 273-283
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643308041207808