A DIVERSIDADE DAS INFÂNCIAS NA LEGISLAÇÃO E NA PRÁTICA: DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO RACISMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/470 |
Resumo: | O artigo analisa como documentos curriculares para a Educação Infantil construídos pelos estados brasileiros em 2018 fazem referência à questão da diversidade das infâncias e problematizam as demandas e as ofertas de educação básica para as populações indígenas, do campo, ribeirinhas, quilombolas e outras que se definem como marcadas por tradições e histórias e por ocupar território diferente dos traçados urbanos. Conclui que não basta uma legislação que aponte para as diversidades de modo inclusivo, e sim o incremento a práticas cotidianas que garantam o caminho da transformação, da derrubada de preconceitos e discriminações. Os projetos pedagógicos efetivados em todas as escolas de educação infantil devem assegurar uma ampliação cultural altamente criativa e humana, especialmente no que diz respeito a um currículo em ação antirracista. Faz-se necessária uma real transformação na formação de professores voltada para a percepção de que práticas racistas são condenáveis. |
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A DIVERSIDADE DAS INFÂNCIAS NA LEGISLAÇÃO E NA PRÁTICA: DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO RACISMOantirracismo; currículo; diversidade de infânciasO artigo analisa como documentos curriculares para a Educação Infantil construídos pelos estados brasileiros em 2018 fazem referência à questão da diversidade das infâncias e problematizam as demandas e as ofertas de educação básica para as populações indígenas, do campo, ribeirinhas, quilombolas e outras que se definem como marcadas por tradições e histórias e por ocupar território diferente dos traçados urbanos. Conclui que não basta uma legislação que aponte para as diversidades de modo inclusivo, e sim o incremento a práticas cotidianas que garantam o caminho da transformação, da derrubada de preconceitos e discriminações. Os projetos pedagógicos efetivados em todas as escolas de educação infantil devem assegurar uma ampliação cultural altamente criativa e humana, especialmente no que diz respeito a um currículo em ação antirracista. Faz-se necessária uma real transformação na formação de professores voltada para a percepção de que práticas racistas são condenáveis.Vera CruzOliveira, Zilma de Moraes Ramos2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/47010.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art470Veras; v. 11, n. 1 (2021)2236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/470/xmlDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-12T11:29:09ZRevista |
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