Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mateus Casanova
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leite, Maria Cecília Lorea, Heck, Rita Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110
Resumo: O presente artigo é um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo é estudar a recontextualização da prática pedagógica da Simulação com base em teorizações do sociólogo da educação Basil Bernstein, contribuindo para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem. A partir das reflexões deste estudo, observa-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise do dispositivo pedagógico curricular.
id UFRGS-15_1de4f5dbf0205fe7f4ac372710c44b51
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/15110
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.EnfermagemEducaçãoSimulação.O presente artigo é um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo é estudar a recontextualização da prática pedagógica da Simulação com base em teorizações do sociólogo da educação Basil Bernstein, contribuindo para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem. A partir das reflexões deste estudo, observa-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise do dispositivo pedagógico curricular.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2010); 746Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2010); 7461983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110/11871Santos, Mateus CasanovaLeite, Maria Cecília LoreaHeck, Rita Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T17:43:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/15110Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-05-23T17:43:49Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
title Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
spellingShingle Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
Santos, Mateus Casanova
Enfermagem
Educação
Simulação.
title_short Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
title_full Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
title_fullStr Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
title_full_unstemmed Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
title_sort Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
author Santos, Mateus Casanova
author_facet Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecília Lorea
Heck, Rita Maria
author_role author
author2 Leite, Maria Cecília Lorea
Heck, Rita Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecília Lorea
Heck, Rita Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Simulação.
topic Enfermagem
Educação
Simulação.
description O presente artigo é um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo é estudar a recontextualização da prática pedagógica da Simulação com base em teorizações do sociólogo da educação Basil Bernstein, contribuindo para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem. A partir das reflexões deste estudo, observa-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise do dispositivo pedagógico curricular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110/11871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 4 (2010); 746
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 4 (2010); 746
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438761885499392