Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110 |
Resumo: | O presente artigo é um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo é estudar a recontextualização da prática pedagógica da Simulação com base em teorizações do sociólogo da educação Basil Bernstein, contribuindo para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem. A partir das reflexões deste estudo, observa-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise do dispositivo pedagógico curricular. |
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