Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Maria Beatriz Guimarães, Felix, Márcia Marques dos Santos, Nascimento, Juliana da Silva Garcia, Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro, Barbosa, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475
Resumo: Objetivo: Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem. Método: Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos. Resultados: Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem. Conclusão: O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.  
id UFRGS-15_31026f4e947b10f27ea59c381e3181a6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111475
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemáticaEstudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.Objetivo: Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem. Método: Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos. Resultados: Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem. Conclusão: O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.  Escola de Enfermagem da UFRGS2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão sistemáticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/60647https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/63950Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Kleiton Gonçalves doFerreira, Maria Beatriz GuimarãesFelix, Márcia Marques dos SantosNascimento, Juliana da Silva GarciaChavaglia, Suzel Regina RibeiroBarbosa, Maria Helena2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/111475Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
title Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
spellingShingle Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.
title_short Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
title_full Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
title_fullStr Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
title_full_unstemmed Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
title_sort Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
author Nascimento, Kleiton Gonçalves do
author_facet Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Ferreira, Maria Beatriz Guimarães
Felix, Márcia Marques dos Santos
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro
Barbosa, Maria Helena
author_role author
author2 Ferreira, Maria Beatriz Guimarães
Felix, Márcia Marques dos Santos
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro
Barbosa, Maria Helena
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Ferreira, Maria Beatriz Guimarães
Felix, Márcia Marques dos Santos
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro
Barbosa, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.
topic Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.
description Objetivo: Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem. Método: Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos. Resultados: Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem. Conclusão: O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/60647
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/63950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438766880915456