Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475 |
Resumo: | Objetivo: Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem. Método: Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos. Resultados: Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem. Conclusão: O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo. |
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Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemáticaEstudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo.Objetivo: Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem. Método: Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos. Resultados: Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem. Conclusão: O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Ensino. Jogos de vídeo. Escola de Enfermagem da UFRGS2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão sistemáticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/60647https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/111475/63950Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Kleiton Gonçalves doFerreira, Maria Beatriz GuimarãesFelix, Márcia Marques dos SantosNascimento, Juliana da Silva GarciaChavaglia, Suzel Regina RibeiroBarbosa, Maria Helena2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/111475Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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