Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagem
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7586 |
Resumo: | Este trabalho objetiva identificar a opinião dos enfermeiros de um hospital acreditado sobre indicadores que avaliam a qualidade da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo que analisa a opinião de enfermeiros de um hospital geral do interior do estado de São Paulo - Brasil que possui programa de qualidade. Verifica-se uma grande valorização dos indicadores relacionados aos processos assistenciais específicos da enfermagem, bem como aqueles relacionados à satisfação dos clientes e ao dimensionamento do pessoal técnico. Já os indicadores relacionados a resultados gerais da assistência e os gerenciais não foram considerados por todos os enfermeiros como pertinentes para avaliar a qualidade da assistência. Conclui-se que há necessidade de envolver todos os enfermeiros na criação e coleta dos indicadores bem como de desenvolver indicadores específicos para cada área de atuação da enfermagem. |
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Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagemGarantia de qualidade dos cuidados de saúdeindicadores de serviçosserviço hospitalar de enfermagemacreditação.Este trabalho objetiva identificar a opinião dos enfermeiros de um hospital acreditado sobre indicadores que avaliam a qualidade da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo que analisa a opinião de enfermeiros de um hospital geral do interior do estado de São Paulo - Brasil que possui programa de qualidade. Verifica-se uma grande valorização dos indicadores relacionados aos processos assistenciais específicos da enfermagem, bem como aqueles relacionados à satisfação dos clientes e ao dimensionamento do pessoal técnico. Já os indicadores relacionados a resultados gerais da assistência e os gerenciais não foram considerados por todos os enfermeiros como pertinentes para avaliar a qualidade da assistência. Conclui-se que há necessidade de envolver todos os enfermeiros na criação e coleta dos indicadores bem como de desenvolver indicadores específicos para cada área de atuação da enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2009-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quantitativo descritivoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7586Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 30 No. 2 (2009); 263Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 30 n. 2 (2009); 2631983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7586/6684Silva, Camila SimõesGabriel, Carmen SilviaBernardes, AndreaÉvora, Yolanda Dóra Martinezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-11-30T18:18:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/7586Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2009-11-30T18:18Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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