ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696 |
Resumo: | O cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema. |
id |
UFRGS-19_d8f87208c41fdedf3908af9a8ec6e749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/111696 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIASO cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11169610.22456/2238-8915.111696Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 235-2562238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696/63548Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeGerhardt, Carla CarineVian Jr., Orlando2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/111696Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
title |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
spellingShingle |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS Fuzer, Cristiane |
title_short |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
title_full |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
title_fullStr |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
title_sort |
ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS |
author |
Fuzer, Cristiane |
author_facet |
Fuzer, Cristiane Gerhardt, Carla Carine Vian Jr., Orlando |
author_role |
author |
author2 |
Gerhardt, Carla Carine Vian Jr., Orlando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzer, Cristiane Gerhardt, Carla Carine Vian Jr., Orlando |
description |
O cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696 10.22456/2238-8915.111696 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.111696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696/63548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 235-256 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1750135200705150976 |