ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzer, Cristiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gerhardt, Carla Carine, Vian Jr., Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696
Resumo: O cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema.
id UFRGS-19_d8f87208c41fdedf3908af9a8ec6e749
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111696
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIASO cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11169610.22456/2238-8915.111696Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 235-2562238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696/63548Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeGerhardt, Carla CarineVian Jr., Orlando2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/111696Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
title ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
spellingShingle ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
Fuzer, Cristiane
title_short ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
title_full ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
title_fullStr ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
title_full_unstemmed ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
title_sort ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS
author Fuzer, Cristiane
author_facet Fuzer, Cristiane
Gerhardt, Carla Carine
Vian Jr., Orlando
author_role author
author2 Gerhardt, Carla Carine
Vian Jr., Orlando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzer, Cristiane
Gerhardt, Carla Carine
Vian Jr., Orlando
description O cenário brasileiro de intensa produção teórica e de pesquisa com os gêneros escolares em livros didáticos e de aplicação em contextos de ensino é o ponto de partida para discutirmos como vêm sendo implementados, no âmbito do ensino no contexto escolar brasileiro, princípios teóricos e metodológicos, de base sistêmico-funcional, inicialmente propostos pela Escola de Sydney e atualmente em vigor com o programa Reading to Learn. Focalizamos também questões terminológicas daí advindas e suas implicações teórico- metodológicas quando inseridas em um novo contexto cultural e em um sistema de ensino com currículo que apresenta diferenças em relação àquele do país para o qual foi elaborado. Para exemplificar, discutimos a questão terminológico-conceitual acerca das famílias das “histórias” e das “estórias” no contexto brasileiro. Um levantamento de usos desses termos em dicionários, documentos oficiais sobre educação, livros didáticos, artigos acadêmicos, livros e textos opinativos nos possibilitou apontar três alternativas para o problema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696
10.22456/2238-8915.111696
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.111696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111696/63548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 235-256
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1750135200705150976