Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliboni, Livia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Camargo, Aline Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474
Resumo: Erros de medicação são constantemente relatados na literatura médico-científica. Há casos clínicos em que a administração inadequada de doses altas de alguns citostáticos tem como consequência a toxicidade grave e a morte do paciente. As não conformidades presentes nas prescrições aos pacientes oncológicos podem ser catastróficas em função da estreita margem terapêutica dos medicamentos antineoplásicos. Prevenir erros de medicação torna-se uma prioridade na melhora do processo farmacoterapêutico em pacientes da oncologia. A multidisciplinaridade é um fator essencial de alerta aos erros de medicação de antineoplásicos e às maneiras de preveni-los Os farmacêuticos e todos os profissionais que constituem uma equipe multidisciplinar de saúde contribuem para garantia do uso seguro dos medicamentos, o que auxilia no aprimoramento de uma assistência qualificada. Para isso, além das atividades já bem estabelecidas, esses profissionais devem (i) implantar um sistema de validação farmacêutica bem como (ii) estabelecer um sistema de verificação da prescrição médica, o qual consiste em diferentes etapas. O objetivo dessa revisão é relatar a validação da prescrição médica, considerando-se os erros de medicação na quimioterapia e o papel do farmacêutico na prevenção desses erros. São medidas que visam a melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes oncológicos.
id UFRGS-20_1ee2ee8fa853ff0675385e3152cf1b45
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/7474
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicaçãoerros de medicaçãoantineoplásicosanálise/validação de prescrição médicapapel do farmacêutico.Validação da prescrição médica na oncologiaErros de medicação são constantemente relatados na literatura médico-científica. Há casos clínicos em que a administração inadequada de doses altas de alguns citostáticos tem como consequência a toxicidade grave e a morte do paciente. As não conformidades presentes nas prescrições aos pacientes oncológicos podem ser catastróficas em função da estreita margem terapêutica dos medicamentos antineoplásicos. Prevenir erros de medicação torna-se uma prioridade na melhora do processo farmacoterapêutico em pacientes da oncologia. A multidisciplinaridade é um fator essencial de alerta aos erros de medicação de antineoplásicos e às maneiras de preveni-los Os farmacêuticos e todos os profissionais que constituem uma equipe multidisciplinar de saúde contribuem para garantia do uso seguro dos medicamentos, o que auxilia no aprimoramento de uma assistência qualificada. Para isso, além das atividades já bem estabelecidas, esses profissionais devem (i) implantar um sistema de validação farmacêutica bem como (ii) estabelecer um sistema de verificação da prescrição médica, o qual consiste em diferentes etapas. O objetivo dessa revisão é relatar a validação da prescrição médica, considerando-se os erros de medicação na quimioterapia e o papel do farmacêutico na prevenção desses erros. São medidas que visam a melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes oncológicos. HCPA/FAMED/UFRGS2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474Clinical & Biomedical Research; Vol. 29 No. 2 (2009): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 29 n. 2 (2009): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474/5815Oliboni, LiviaCamargo, Aline Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T16:20:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/7474Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T16:20:25Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
title Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
spellingShingle Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
Oliboni, Livia
erros de medicação
antineoplásicos
análise/validação de prescrição médica
papel do farmacêutico.
Validação da prescrição médica na oncologia
title_short Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
title_full Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
title_fullStr Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
title_full_unstemmed Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
title_sort Validação da Prescrição Oncológica: o papel do farmacêutico na prevenção de erros de medicação
author Oliboni, Livia
author_facet Oliboni, Livia
Camargo, Aline Lins
author_role author
author2 Camargo, Aline Lins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliboni, Livia
Camargo, Aline Lins
dc.subject.por.fl_str_mv erros de medicação
antineoplásicos
análise/validação de prescrição médica
papel do farmacêutico.
Validação da prescrição médica na oncologia
topic erros de medicação
antineoplásicos
análise/validação de prescrição médica
papel do farmacêutico.
Validação da prescrição médica na oncologia
description Erros de medicação são constantemente relatados na literatura médico-científica. Há casos clínicos em que a administração inadequada de doses altas de alguns citostáticos tem como consequência a toxicidade grave e a morte do paciente. As não conformidades presentes nas prescrições aos pacientes oncológicos podem ser catastróficas em função da estreita margem terapêutica dos medicamentos antineoplásicos. Prevenir erros de medicação torna-se uma prioridade na melhora do processo farmacoterapêutico em pacientes da oncologia. A multidisciplinaridade é um fator essencial de alerta aos erros de medicação de antineoplásicos e às maneiras de preveni-los Os farmacêuticos e todos os profissionais que constituem uma equipe multidisciplinar de saúde contribuem para garantia do uso seguro dos medicamentos, o que auxilia no aprimoramento de uma assistência qualificada. Para isso, além das atividades já bem estabelecidas, esses profissionais devem (i) implantar um sistema de validação farmacêutica bem como (ii) estabelecer um sistema de verificação da prescrição médica, o qual consiste em diferentes etapas. O objetivo dessa revisão é relatar a validação da prescrição médica, considerando-se os erros de medicação na quimioterapia e o papel do farmacêutico na prevenção desses erros. São medidas que visam a melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes oncológicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/7474/5815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 29 No. 2 (2009): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 29 n. 2 (2009): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051674320896