PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Anderson Paulino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosistolato, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559
Resumo: O artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes.
id UFRGS-22_042698c951f2b63192dede63c719014e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111559
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIROEducação superiorEnemdesigualdade educacionalO artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanalise quantitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11155910.21573/vol37n32021.111559REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-15322447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559/65766Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anderson PaulinoRosistolato, Rodrigo2022-01-03T23:27:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/111559Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2022-01-03T23:27:43Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
title PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
spellingShingle PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
da Silva, Anderson Paulino
Educação superior
Enem
desigualdade educacional
title_short PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
title_full PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
title_fullStr PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
title_sort PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
author da Silva, Anderson Paulino
author_facet da Silva, Anderson Paulino
Rosistolato, Rodrigo
author_role author
author2 Rosistolato, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Anderson Paulino
Rosistolato, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Enem
desigualdade educacional
topic Educação superior
Enem
desigualdade educacional
description O artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
analise quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559
10.21573/vol37n32021.111559
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559
identifier_str_mv 10.21573/vol37n32021.111559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559/65766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135493275680768