PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559 |
Resumo: | O artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes. |
id |
UFRGS-22_042698c951f2b63192dede63c719014e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/111559 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIROEducação superiorEnemdesigualdade educacionalO artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanalise quantitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11155910.21573/vol37n32021.111559REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-15322447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559/65766Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anderson PaulinoRosistolato, Rodrigo2022-01-03T23:27:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/111559Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2022-01-03T23:27:43Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
title |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO da Silva, Anderson Paulino Educação superior Enem desigualdade educacional |
title_short |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
title_full |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO |
author |
da Silva, Anderson Paulino |
author_facet |
da Silva, Anderson Paulino Rosistolato, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Rosistolato, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Anderson Paulino Rosistolato, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Enem desigualdade educacional |
topic |
Educação superior Enem desigualdade educacional |
description |
O artigo analisa as desigualdades na participação de concluintes do E.M no Enem, em face da matricula em escolas da rede estadual entre os anos de 2012 e 2016, período de expansão da política de cotas. Por participação entende-se a trajetória desde a inscrição até a habilitação para o acesso à universidade. A partir do indicador da taxa média de inscrição por escola propomos modelos de regressão linear e logística. Os resultados apontam para a homogeneização das unidades de maior prestígio na rede, por efeitos das características socioeconômicas de seus estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion analise quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559 10.21573/vol37n32021.111559 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n32021.111559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559/65766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 3 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1506-1532 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1750135493275680768 |