Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi, Mara Regina Lemes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104843
Resumo: Analisa-se a política de avaliação institucional participativa implementada na rede municipal de Campinas segundo as categorias sociologia das ausências, das emergências e trabalho de tradução propostas por Sousa Santos. Resultados de pesquisa desenvolvida nesta rede (2008-2017) constituem-se base empírica do estudo. Observa-se potência de processos avaliativos centrados na escola que reconhecem os saberes dos múltiplos atores na construção da qualidade social. 
id UFRGS-22_a6551224d7e33a6cb9b5c2bc940978cc
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104843
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa SantosAvaliação Institucionalescola públicaqualidade socialAnalisa-se a política de avaliação institucional participativa implementada na rede municipal de Campinas segundo as categorias sociologia das ausências, das emergências e trabalho de tradução propostas por Sousa Santos. Resultados de pesquisa desenvolvida nesta rede (2008-2017) constituem-se base empírica do estudo. Observa-se potência de processos avaliativos centrados na escola que reconhecem os saberes dos múltiplos atores na construção da qualidade social. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10484310.21573/vol36n32020.104843REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-1127Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-1127Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-11272447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104843/59293Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSordi, Mara Regina Lemes2023-10-31T23:21:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/104843Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
title Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
spellingShingle Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
Sordi, Mara Regina Lemes
Avaliação Institucional
escola pública
qualidade social
title_short Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
title_full Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
title_fullStr Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
title_full_unstemmed Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
title_sort Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos
author Sordi, Mara Regina Lemes
author_facet Sordi, Mara Regina Lemes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional
escola pública
qualidade social
topic Avaliação Institucional
escola pública
qualidade social
description Analisa-se a política de avaliação institucional participativa implementada na rede municipal de Campinas segundo as categorias sociologia das ausências, das emergências e trabalho de tradução propostas por Sousa Santos. Resultados de pesquisa desenvolvida nesta rede (2008-2017) constituem-se base empírica do estudo. Observa-se potência de processos avaliativos centrados na escola que reconhecem os saberes dos múltiplos atores na construção da qualidade social. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104843
10.21573/vol36n32020.104843
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104843
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.104843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104843/59293
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-1127
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-1127
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1108-1127
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372188684288