Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lúcio Leite de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Nonato Assis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96631
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que os desafios enfrentados pelos diretores, no primeiro ano de exercício, extrapolam aqueles postos na literatura, abrangendo outros característicos ao contexto escolar os quais estão intimamente ligados à concepção dos diretores acerca do exercício da gestão escolar. Além disso, na percepção dos entrevistados, a formação inicial não os tem subsidiado no enfrentamento dos desafios cotidianos e o curso de indução, obrigatório para o diretor ingressante, mostra-se positivo, mas pode melhorar, especialmente no tange à dimensão administrativa da gestão escolar.
id UFRGS-22_e2fe5a45b97ff4522eb55e2417dd2d29
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/96631
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressanteGestão da educação. Diretor de escola. Diretor Ingressante. Educação Básica.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que os desafios enfrentados pelos diretores, no primeiro ano de exercício, extrapolam aqueles postos na literatura, abrangendo outros característicos ao contexto escolar os quais estão intimamente ligados à concepção dos diretores acerca do exercício da gestão escolar. Além disso, na percepção dos entrevistados, a formação inicial não os tem subsidiado no enfrentamento dos desafios cotidianos e o curso de indução, obrigatório para o diretor ingressante, mostra-se positivo, mas pode melhorar, especialmente no tange à dimensão administrativa da gestão escolar.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9663110.21573/vol36n12020.96631REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 130-152Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 36 n. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 130-1522447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96631/56992Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lúcio Leite deMiranda, Nonato Assis de2020-08-04T22:00:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/96631Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-04T22:00:47Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
title Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
spellingShingle Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
Melo, Lúcio Leite de
Gestão da educação. Diretor de escola. Diretor Ingressante. Educação Básica.
title_short Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
title_full Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
title_fullStr Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
title_full_unstemmed Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
title_sort Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante
author Melo, Lúcio Leite de
author_facet Melo, Lúcio Leite de
Miranda, Nonato Assis de
author_role author
author2 Miranda, Nonato Assis de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lúcio Leite de
Miranda, Nonato Assis de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da educação. Diretor de escola. Diretor Ingressante. Educação Básica.
topic Gestão da educação. Diretor de escola. Diretor Ingressante. Educação Básica.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que os desafios enfrentados pelos diretores, no primeiro ano de exercício, extrapolam aqueles postos na literatura, abrangendo outros característicos ao contexto escolar os quais estão intimamente ligados à concepção dos diretores acerca do exercício da gestão escolar. Além disso, na percepção dos entrevistados, a formação inicial não os tem subsidiado no enfrentamento dos desafios cotidianos e o curso de indução, obrigatório para o diretor ingressante, mostra-se positivo, mas pode melhorar, especialmente no tange à dimensão administrativa da gestão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96631
10.21573/vol36n12020.96631
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96631
identifier_str_mv 10.21573/vol36n12020.96631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96631/56992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 130-152
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 36 n. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 130-152
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135492892950528