Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radtke, Manoela Lawall
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147159
Resumo: Este estudo tem como tema a gestão da experiência do público consumidor no contexto da cultura-mundo. A marca do segmento automobilístico off-road Troller, foi usada como objeto para a compreensão de como as experiências vivenciadas pelo público consumidor influenciam na geração de identificação e relacionamento com a marca e, consequentemente, em uma boa reputação. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, realizou-se pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de cultura-mundo, marketing experiencial, gestão da experiência, relacionamento e reputação. Como fonte de coleta de dados recorreu-se à pesquisa documental, utilizando documentos oficiais da marca, entrevista em profundidade, observação direta intensiva e cliente oculto. Por meio das informações coletadas concluiu-se que a marca não realiza uma boa gestão da experiência com o público consumidor, o que pode gerar desvantagem competitiva dentro de um contexto de cultura-mundo. Por outro lado, constatou-se que os eventos promovidos pela marca geram identificação e relacionamento com o público consumidor, o que acarreta em uma boa reputação.
id UFRGS-2_05a6a156636e30132fa55977849b6fdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Radtke, Manoela LawallNunes, Ana Karin2016-08-12T02:15:36Z2016http://hdl.handle.net/10183/147159000999100Este estudo tem como tema a gestão da experiência do público consumidor no contexto da cultura-mundo. A marca do segmento automobilístico off-road Troller, foi usada como objeto para a compreensão de como as experiências vivenciadas pelo público consumidor influenciam na geração de identificação e relacionamento com a marca e, consequentemente, em uma boa reputação. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, realizou-se pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de cultura-mundo, marketing experiencial, gestão da experiência, relacionamento e reputação. Como fonte de coleta de dados recorreu-se à pesquisa documental, utilizando documentos oficiais da marca, entrevista em profundidade, observação direta intensiva e cliente oculto. Por meio das informações coletadas concluiu-se que a marca não realiza uma boa gestão da experiência com o público consumidor, o que pode gerar desvantagem competitiva dentro de um contexto de cultura-mundo. Por outro lado, constatou-se que os eventos promovidos pela marca geram identificação e relacionamento com o público consumidor, o que acarreta em uma boa reputação.This study has as its theme the management of the consuming public's experience in the context of the culture-world. The brand of the automobilistic segment off-road Troller was used as the object of comprehension of how the experiences lived by the consuming public influence the generation of identification and relationship with the brand and consequently, a good reputation. In the methodological point of view, a case study and bibliographical research were performed, specifically focusing on the themes of culture-world, marketing, experience, management of experience, relationship and reputation. As a source of data gathering, it was recurred to documental research, utilizing official documents from the brand, profound interviews, specific direct observation and occult clientele. Through the collected data it was concluded that the brand does not perform a good management of experience with the consuming public, which can generate competitive disadvantages in a culture-world context. On the other hand, it was established that the events promoted by the brand generate identification and relationship with the consuming public, which leads to a good reputation.application/pdfporGestão de marcasTroller (Marca)Experience managementExperimental marketingCulture-worldReputationTrollerGestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Trollerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999100.pdf000999100.pdfTexto completoapplication/pdf1229145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147159/1/000999100.pdf839dca3a8132ebe8a455e68f9249af03MD51TEXT000999100.pdf.txt000999100.pdf.txtExtracted Texttext/plain213745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147159/2/000999100.pdf.txte201e223752cb75e5a6d9221c2800421MD5210183/1471592018-06-07 02:31:08.462728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:31:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
title Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
spellingShingle Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
Radtke, Manoela Lawall
Gestão de marcas
Troller (Marca)
Experience management
Experimental marketing
Culture-world
Reputation
Troller
title_short Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
title_full Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
title_fullStr Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
title_full_unstemmed Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
title_sort Gestão da experiência para o consumidor de veículos off-road no contexto da cultura-mundo: o caso da marca Troller
author Radtke, Manoela Lawall
author_facet Radtke, Manoela Lawall
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radtke, Manoela Lawall
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Troller (Marca)
topic Gestão de marcas
Troller (Marca)
Experience management
Experimental marketing
Culture-world
Reputation
Troller
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience management
Experimental marketing
Culture-world
Reputation
Troller
description Este estudo tem como tema a gestão da experiência do público consumidor no contexto da cultura-mundo. A marca do segmento automobilístico off-road Troller, foi usada como objeto para a compreensão de como as experiências vivenciadas pelo público consumidor influenciam na geração de identificação e relacionamento com a marca e, consequentemente, em uma boa reputação. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, realizou-se pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de cultura-mundo, marketing experiencial, gestão da experiência, relacionamento e reputação. Como fonte de coleta de dados recorreu-se à pesquisa documental, utilizando documentos oficiais da marca, entrevista em profundidade, observação direta intensiva e cliente oculto. Por meio das informações coletadas concluiu-se que a marca não realiza uma boa gestão da experiência com o público consumidor, o que pode gerar desvantagem competitiva dentro de um contexto de cultura-mundo. Por outro lado, constatou-se que os eventos promovidos pela marca geram identificação e relacionamento com o público consumidor, o que acarreta em uma boa reputação.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T02:15:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999100
url http://hdl.handle.net/10183/147159
identifier_str_mv 000999100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147159/1/000999100.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147159/2/000999100.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 839dca3a8132ebe8a455e68f9249af03
e201e223752cb75e5a6d9221c2800421
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514183364608