A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardin, Janaína de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198217
Resumo: A teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia.
id UFRGS-2_0bcf8ee8106c7cb4915149f4757155b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198217
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nardin, Janaína deSoares, Marina Bento2019-08-22T02:31:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/198217001097340A teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia.application/pdfporEvoluçãoRevista Pesquisa FAPESPA evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097340.pdf.txt001097340.pdf.txtExtracted Texttext/plain197310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/2/001097340.pdf.txte015034797455c9c86d7b4e80208ca88MD52ORIGINAL001097340.pdfTexto completoapplication/pdf1444461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/1/001097340.pdff87e07c7fbeaf60c9467351961771954MD5110183/1982172019-08-23 02:30:03.057086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
title A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
spellingShingle A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
Nardin, Janaína de
Evolução
Revista Pesquisa FAPESP
title_short A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
title_full A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
title_fullStr A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
title_full_unstemmed A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
title_sort A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
author Nardin, Janaína de
author_facet Nardin, Janaína de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardin, Janaína de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Marina Bento
contributor_str_mv Soares, Marina Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução
Revista Pesquisa FAPESP
topic Evolução
Revista Pesquisa FAPESP
description A teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097340
url http://hdl.handle.net/10183/198217
identifier_str_mv 001097340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/2/001097340.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/1/001097340.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e015034797455c9c86d7b4e80208ca88
f87e07c7fbeaf60c9467351961771954
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486928653287424