A evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198217 |
Resumo: | A teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia. |
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Nardin, Janaína deSoares, Marina Bento2019-08-22T02:31:56Z2018http://hdl.handle.net/10183/198217001097340A teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia.application/pdfporEvoluçãoRevista Pesquisa FAPESPA evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097340.pdf.txt001097340.pdf.txtExtracted Texttext/plain197310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/2/001097340.pdf.txte015034797455c9c86d7b4e80208ca88MD52ORIGINAL001097340.pdfTexto completoapplication/pdf1444461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198217/1/001097340.pdff87e07c7fbeaf60c9467351961771954MD5110183/1982172019-08-23 02:30:03.057086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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