Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freisleben, Alcimar Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232049
Resumo: Este capítulo faz parte da tese de doutorado – defendida no ano de 2018 no Posgea-Ufrgs, sob a orientação do professor Dr. Nestor André Kaercher – e busca refletir sobre a importância das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDGs) no aprendizado dos alunos e no papel que este instrumento tão utilizado teve (e ainda tem), no processo educacional. A metodologia utilizada neste capítulo baseou-se em revisão bibliográfica em artigos, livros, dissertações, teses e documentos oficiais referentes ao PNLD de vários anos. Também incluiu-se como procedimento metodológico a aplicação de questionários enviados a 10 professores autores e ou pesquisadores do LDG (sete autores e três pareceristas de LDG). Dentre as proposições baseadas nestas referências está a possibilidade de identificar os significados das fotografias (dos LDGs) e o papel didático/pedagógico dessas fotografias no ensino de Geografia. Assim, acreditamos que as fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica, o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas, e estas, aliadas aos conceitos geográficos, trarão maior sentido a sua prática docente. Portanto, é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias (como as do LDG), para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformar em conhecimento geográfico.
id UFRGS-2_0d0da5fd768a7c3bf19969da5f0d8a47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232049
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freisleben, Alcimar PauloKaercher, Nestor André2021-11-19T04:55:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232049001133531Este capítulo faz parte da tese de doutorado – defendida no ano de 2018 no Posgea-Ufrgs, sob a orientação do professor Dr. Nestor André Kaercher – e busca refletir sobre a importância das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDGs) no aprendizado dos alunos e no papel que este instrumento tão utilizado teve (e ainda tem), no processo educacional. A metodologia utilizada neste capítulo baseou-se em revisão bibliográfica em artigos, livros, dissertações, teses e documentos oficiais referentes ao PNLD de vários anos. Também incluiu-se como procedimento metodológico a aplicação de questionários enviados a 10 professores autores e ou pesquisadores do LDG (sete autores e três pareceristas de LDG). Dentre as proposições baseadas nestas referências está a possibilidade de identificar os significados das fotografias (dos LDGs) e o papel didático/pedagógico dessas fotografias no ensino de Geografia. Assim, acreditamos que as fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica, o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas, e estas, aliadas aos conceitos geográficos, trarão maior sentido a sua prática docente. Portanto, é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias (como as do LDG), para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformar em conhecimento geográfico.This chapter is part of the doctoral thesis – defended in 2018 at POSGEAUFRGS, under the guidance of teacher Nestor André Kaercher (PhD) – and seeks to reflect on the importance of photographs from Geography didactic book (GDB) in learning students and the role that this widely used instrument had (and still has) in the educational process. The methodology used in this chapter was based on a bibliographic review of articles, books, dissertations, theses and official documents related to the PNLD of many years. Also included as a methodological procedure is an application of questionnaires sent to 10 GDB teacher authors and researchers (7 authors and 3 GDB reviewers). Among the propositions based on the references, there is the possibility of identifying the meanings of the photographs (of the GDB’s) and the didactic/ pedagogical role of these photographs in the teaching of Geography. Thus, we believe that GDB photographs are an important resource for the teacher in the construction of geographical concepts, enabling students to be actors of social transformation at school and in the geographical space of their cities. When adopting the photographic language, the Geography teacher should contribute to the construction of more relevant learning and these, combined with geographical concepts, will bring a greater meaning to his teaching practice. Therefore, it is essential that the Geography teacher brings the student closer to didactic approaches that use photographs (how as the GDB), so that curiosity and reflection are manifested and gradually become geographic knowledge.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [79]-100FotografiaLivro didáticoEnsino de geografiaPhotographyDidactic bookUrban spaceGeography teachingEntendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)Understanding the importance of photography in teaching Geography through questionnaire with authors and researchers from the Geography Didactic Book (GDB) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133531.pdf.txt001133531.pdf.txtExtracted Texttext/plain58356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232049/2/001133531.pdf.txtc37772a8c78ea25693f44a4fd236ec6cMD52ORIGINAL001133531.pdfCapítulo 4application/pdf1582037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232049/1/001133531.pdf46f94fc9dbd2e460f1c0aedfe58fb2b2MD5110183/2320492021-11-20 06:11:59.527152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232049Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Understanding the importance of photography in teaching Geography through questionnaire with authors and researchers from the Geography Didactic Book (GDB)
title Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
spellingShingle Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
Freisleben, Alcimar Paulo
Fotografia
Livro didático
Ensino de geografia
Photography
Didactic book
Urban space
Geography teaching
title_short Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
title_full Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
title_fullStr Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
title_full_unstemmed Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
title_sort Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG)
author Freisleben, Alcimar Paulo
author_facet Freisleben, Alcimar Paulo
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freisleben, Alcimar Paulo
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Livro didático
Ensino de geografia
topic Fotografia
Livro didático
Ensino de geografia
Photography
Didactic book
Urban space
Geography teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Didactic book
Urban space
Geography teaching
description Este capítulo faz parte da tese de doutorado – defendida no ano de 2018 no Posgea-Ufrgs, sob a orientação do professor Dr. Nestor André Kaercher – e busca refletir sobre a importância das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDGs) no aprendizado dos alunos e no papel que este instrumento tão utilizado teve (e ainda tem), no processo educacional. A metodologia utilizada neste capítulo baseou-se em revisão bibliográfica em artigos, livros, dissertações, teses e documentos oficiais referentes ao PNLD de vários anos. Também incluiu-se como procedimento metodológico a aplicação de questionários enviados a 10 professores autores e ou pesquisadores do LDG (sete autores e três pareceristas de LDG). Dentre as proposições baseadas nestas referências está a possibilidade de identificar os significados das fotografias (dos LDGs) e o papel didático/pedagógico dessas fotografias no ensino de Geografia. Assim, acreditamos que as fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica, o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas, e estas, aliadas aos conceitos geográficos, trarão maior sentido a sua prática docente. Portanto, é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias (como as do LDG), para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformar em conhecimento geográfico.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:55:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232049
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133531
url http://hdl.handle.net/10183/232049
identifier_str_mv 001133531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [79]-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232049/2/001133531.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232049/1/001133531.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c37772a8c78ea25693f44a4fd236ec6c
46f94fc9dbd2e460f1c0aedfe58fb2b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790464615677952