Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freisleben, Alcimar Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186016
Resumo: Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais das fotografias do espaço urbano brasileiro, em 39 LDG’s de meados do anos 1930 até 2017 para entendermos como são mostradas as suas fotografias, como elas revelam as transformações deste espaço urbano e de que maneira elas auxiliam no ensino de Geografia. Em 2015, 10 professores (autores, pareceristas e pesquisadores do LDG) responderam um questionário, que nos auxiliou a entender o sentido da escolha por determinadas fotografias nos LDG’s e seu potencial didático no ensino de Geografia. E em 2018; por meio de atividades de análise de fotografias; buscamos compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas que moldam o espaço urbano brasileiro. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná. A metodologia utilizada nesta tese, baseou-se em revisão bibliográfica, atividades de análise de fotografias e questionários. As fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas e estas aliadas aos conceitos geográficos trará um maior sentido a sua prática docente. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformarem em conhecimento geográfico.
id URGS_ff194dbdcd8bdcab5d2afda76c876c84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186016
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Freisleben, Alcimar PauloKaercher, Nestor André2018-12-06T02:45:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/186016001082263Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais das fotografias do espaço urbano brasileiro, em 39 LDG’s de meados do anos 1930 até 2017 para entendermos como são mostradas as suas fotografias, como elas revelam as transformações deste espaço urbano e de que maneira elas auxiliam no ensino de Geografia. Em 2015, 10 professores (autores, pareceristas e pesquisadores do LDG) responderam um questionário, que nos auxiliou a entender o sentido da escolha por determinadas fotografias nos LDG’s e seu potencial didático no ensino de Geografia. E em 2018; por meio de atividades de análise de fotografias; buscamos compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas que moldam o espaço urbano brasileiro. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná. A metodologia utilizada nesta tese, baseou-se em revisão bibliográfica, atividades de análise de fotografias e questionários. As fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas e estas aliadas aos conceitos geográficos trará um maior sentido a sua prática docente. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformarem em conhecimento geográfico.This thesis seeks to reflect on the meanings of the photos of the Geography didactic books (GDB's) and the important role that this instrument has so much used in the educational process. We analyzed the visual aspects of the photographs of the brazilian urban space in 39 GDB's from the mid 1930s through 2017 to understand how their photographs are shown, how they reveal the transformations of this urban space and how they assist in the teaching of Geography. In 2015, 10 teachers (authors, referees and researchers of the GDB) answered a questionnaire, which helped us to understand the sense of choice for certain photographs in GDB's and their didactic potential in Geography teaching. And in 2018; by means of photo analysis activities; we sought to understand how they could stimulate the student to reflect on the dynamics that shape brazilian urban space. The activities were carried out with 55 students of the public network of the state of Paraná. The methodology used in this thesis was based on bibliographic review, photo analysis activities and questionnaires. GDB photographs are an important resource for the teacher in the construction of geographic concepts, enabling students to be actors of social transformation in school and in the geographic space of their cities. By adopting the photographic language the Geography teacher will be contributing to the construction of more meaningful learning and these allied to the geographic concepts will bring a greater sense to his teaching practice. Therefore it is imperative that the Geography teacher brings the student closer to didactic approaches that use photographs, so that curiosity and reflection can manifest themselves and gradually become geographic knowledge.application/pdfporGeografia : EnsinoLivros didaticosFotografiaPhotographyGeography TeachingUrban SpaceDidactic BookFotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082263.pdf.txt001082263.pdf.txtExtracted Texttext/plain345420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186016/2/001082263.pdf.txtb1e6cbc8731e0cc61eb680d28456e091MD52ORIGINAL001082263.pdfTexto completoapplication/pdf3995369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186016/1/001082263.pdf40ec9bcb59240e26036fbf2ee00874a6MD5110183/1860162018-12-07 02:51:06.429087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-07T04:51:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
title Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
spellingShingle Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
Freisleben, Alcimar Paulo
Geografia : Ensino
Livros didaticos
Fotografia
Photography
Geography Teaching
Urban Space
Didactic Book
title_short Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
title_full Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
title_fullStr Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
title_full_unstemmed Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
title_sort Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia
author Freisleben, Alcimar Paulo
author_facet Freisleben, Alcimar Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freisleben, Alcimar Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Livros didaticos
Fotografia
topic Geografia : Ensino
Livros didaticos
Fotografia
Photography
Geography Teaching
Urban Space
Didactic Book
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Geography Teaching
Urban Space
Didactic Book
description Esta tese busca refletir sobre os significados das fotografias dos livros didáticos de Geografia (LDG’s) e do importante papel que este instrumento tão utilizado tem no processo educacional. Analisamos os aspectos visuais das fotografias do espaço urbano brasileiro, em 39 LDG’s de meados do anos 1930 até 2017 para entendermos como são mostradas as suas fotografias, como elas revelam as transformações deste espaço urbano e de que maneira elas auxiliam no ensino de Geografia. Em 2015, 10 professores (autores, pareceristas e pesquisadores do LDG) responderam um questionário, que nos auxiliou a entender o sentido da escolha por determinadas fotografias nos LDG’s e seu potencial didático no ensino de Geografia. E em 2018; por meio de atividades de análise de fotografias; buscamos compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas que moldam o espaço urbano brasileiro. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná. A metodologia utilizada nesta tese, baseou-se em revisão bibliográfica, atividades de análise de fotografias e questionários. As fotografias do LDG são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Ao adotar a linguagem fotográfica o professor de Geografia estará contribuindo para a construção de aprendizagens mais significativas e estas aliadas aos conceitos geográficos trará um maior sentido a sua prática docente. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e gradativamente se transformarem em conhecimento geográfico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T02:45:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082263
url http://hdl.handle.net/10183/186016
identifier_str_mv 001082263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186016/2/001082263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186016/1/001082263.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1e6cbc8731e0cc61eb680d28456e091
40ec9bcb59240e26036fbf2ee00874a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064687176646656