Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kelly Janaína dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141390
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_1150fb3009fdffcb7cb1d049eebf470c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141390
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Kelly Janaína dosTorrezzan, Cristina Alba Wildt2016-05-20T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/141390000991635As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorTecnologia educacionalEducação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991635.pdf000991635.pdfTexto completoapplication/pdf230777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/1/000991635.pdfe24dc511a9b9552910b1b9029c239cf0MD51TEXT000991635.pdf.txt000991635.pdf.txtExtracted Texttext/plain97826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/2/000991635.pdf.txt1644a1f76e5e9ad25ebcdedbffb5b777MD52THUMBNAIL000991635.pdf.jpg000991635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/3/000991635.pdf.jpgff22dc14c7178216e6ccee597a2779a4MD5310183/1413902018-10-25 10:03:56.476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
spellingShingle Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Santos, Kelly Janaína dos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Tecnologia educacional
title_short Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_fullStr Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full_unstemmed Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_sort Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
author Santos, Kelly Janaína dos
author_facet Santos, Kelly Janaína dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kelly Janaína dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
contributor_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Tecnologia educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Tecnologia educacional
description As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141390
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991635
url http://hdl.handle.net/10183/141390
identifier_str_mv 000991635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/1/000991635.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/2/000991635.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/3/000991635.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e24dc511a9b9552910b1b9029c239cf0
1644a1f76e5e9ad25ebcdedbffb5b777
ff22dc14c7178216e6ccee597a2779a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486844389720064